Depois de meses de expectativa, a quarta edição da Maratona de Campo Grande será realizada neste domingo, dia 6 de julho, com largada e chegada na Cidade da Maratona, nos altos da Avenida Afonso Pena. Neste ano a largada dos percursos longos, 42 km (maratona) e 21 km (meia maratona), foi antecipada para as 5h, pensando nas melhores condições de clima e temperatura para os atletas. Já os percursos de 5 km e 10 km, novidades desta edição, largarão às 6h. A diversidade de percursos reunirá desde corredores iniciantes até atletas experientes. Há também a prova kids, para crianças de 3 a 13 anos, que será realizada no sábado (5).
A prova reunirá mais de 4.500 corredores, crescimento de mais de 300% desde a primeira edição e de mais de 40% desde a edição passada. A expectativa é de cerca de 10 mil pessoas circulando pelo evento nos três dias.
O percurso da maratona é homologado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) com permit bronze e neste ano recebeu uma certificação internacional. A Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (FAMS) estará presente para aferir os resultados, com 20 árbitros. A premiação em dinheiro, destinada aos vencedores da prova principal, de 42 km, será de R$ 25 mil distribuídos aos cinco primeiros colocados nas categorias masculina e feminina.
E a bonificação de 50% para quem quebrar os recordes da prova está mantida. No ano passado, houve quebra de recorde nas duas categorias, com os tempos a serem batidos agora fixados em: 2h31’43 (homens) e 3h10’56 (mulheres). Os primeiros colocados dos demais percursos e das categorias por idade receberão troféus, e todos os inscritos que completarem a prova receberão medalhas.
A prova contará com 400 staffs mobilizados no domingo, mais o apoio dos órgãos de segurança, Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Departamento Estadual de Trânsito de MS (Detran-MS), Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros Militar. Ao todo, serão 17 pontos de hidratação com água no percurso principal, em parceria com a Águas Guariroba, quatro pontos de hidratação com isotônico e quatro pontos com carbogel, além de 13 banheiros.
Para quem for fazer o percurso de 42 km, haverá também dois pontos de distribuição de Coca-Cola. A Qualisalva ficará responsável pelo atendimento médico, com uma equipe de quase 30 profissionais, 2 UTIs móveis, 3 ambulâncias básicas, duas motolâncias e um posto médico na arena da prova.
O percurso visa apesentar a capital de Mato Grosso do Sul para o público que vem de fora, que neste ano representa 35% do total de inscritos, e passa por pontos estratégicos como o Bioparque Pantanal, a Rua 14 de Julho, o Horto Florestal e o Parque dos Poderes.
O jornalista Marcel Agarie, um dos proprietários do perfil @maniadecorrida, com mais de 230 mil seguidores, vem de Americana (SP) para participar pela primeira vez. “As pessoas que participaram das edições anteriores sempre elogiaram a prova e esperamos que seja uma grande festa, uma oportunidade de conhecermos os corredores da cidade e região durante nossa estadia”.
Fonte: Assessoria