sexta-feira, 19 de abril de 2024

Dourados registra mais 342 casos de Covid e 4 pacientes são transferidos para SP

36 pacientes em estado grave aguardam por leitos de UTI

Compartilhar

Quatro pacientes foram transferidos para São Paulo na tarde de hoje, em Dourados (Foto: Assecom)

Segundo boletim epidemiológico divulgado pelo Comitê de Gerenciamento e Crise do Covid-19, nas últimas 24 horas foram registrados mais 342 novos casos da doença em Dourados. Também ocorreram 4 óbitos, sendo 1 douradense e 3 de outros municípios (Rio Brilhante, Eldorado e Vicentina).

Ainda 36 pacientes aguardam por leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A cidade está em lockdowon desde o dia 30 de maio e segue até o próximo sábado, dia 12. Somente serviços essenciais e de emergência estão funcionando.

Na tarde de hoje, quatro pacientes que esperavam por UTI foram transferidos para para São Bernardo do Campo, em São Paulo. Outros dois pacientes também seriam transferidos, porém não houve autorização dos familiares.

Segundo a administração municipal, as transferência tem a finalidade de garantir a saúde dos pacientes e melhorar o fluxo na fila de espera de leitos hospitalares e estão sendo coordenada de forma conjunta pela Central de Regulação Estadual, Sems (Secretaria Municipal de Saúde) e Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados).

Não há mais leitos intensivos para atendimento de pessoas com covid-19 nos hospitais de todo Mato Grosso Sul, por isso, o esforço em conjunto para que ninguém fique sem atendimento.

Ao todo, no Estado há 593 vagas em UTI para assistência dos doentes com o novo coronavírus e todos estão ocupados. Em Dourados, a taxa de ocupação também está em 100%. O município tem ainda 95 pessoas internadas em leitos de enfermaria, sendo 45 pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e 34 em hospitais particulares. Das 71 pessoas internadas em UTIs hoje, 34 são de Dourados e outras 28 de cidades da macrorregião.

Na semana passada, pacientes foram transferidos para Rondônia, após autorização dos familiares e dos próprios pacientes. A Sems alerta para que a população mantenha os cuidados básicos, evite aglomerações, use máscara e álcool em gel. “Precisamos do esforço de todos para passarmos por esse momento difícil da saúde, que existe não só em Dourados, mas em todo país”, finalizou o secretário.

 

Crédito: João Pires

(Com assessoria de imprensa da Prefeitura)

Últimas notícias