Com o propósito de chamar a atenção da sociedade, servidores da Saúde do Hospital da Vida e UPA (Unidade de Pronto Atendimento), promoveram no domingo (04) pela manhã uma carreata/motociata, com a participação de moto-entregadores e associação de motociclistas de Dourados, quanto a importância da doações de órgãos e tecidos.
O trajeto partiu da rua Coronel Ponciano e seguiu pela Marcelino Pires, até o calçadão da Praça Antônio João, onde foi realizada uma oração ecumênica, em frente à Catedral. O ato marcou o início de diversas atividades que serão realizados durante o mês, denominado “Setembro Verde”, em Dourados.
Segundo consta, pelo menos 50 mil pessoas estão na fila de espera no país por um transplante de órgão ou tecido, incluindo os pacientes do município, considerando o cadastro em âmbito nacional.
A psicóloga Silviane Krokosz, da CIHDOTT (Comissão Intra Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes), ressalta a necessidade do conhecimento familiar da intenção da pessoa ser um doador de órgão. “É muito importante comunicar a família se você deseja ser um doador, para que a doação aconteça”, reforça Silviane.

PROGRAMAÇÃO
Outras duas atividades estão previstas durante a programação do “Setembro Verde”. Na próxima sexta-feira (09) pela manhã, será realizada blitz educativa a partir das 8 horas, com a participação dos servidores da Saúde.
Já no dia 27 acontece na Câmara Municipal, audiência pública promovida pela Comissão de Saúde do Legislativo, presidida pela vereadora Liandra da Saúde (PTB) e vereadores Olavo Sul (MDB) e Jânio Miguel (PTB).
Crédito: João Pires