domingo, 14 de setembro de 2025

Blitz educativa em Dourados incentiva doações de órgãos

Funcionários da Saúde e acadêmicos distribuíram panfletos na Praça Antônio João e na avenida Marcelino Pires

Compartilhar

Servidores fazem distribuição de panfletos explicativos, na Praça (Foto: João Pires)

Como parte das programações do ‘Setembro Verde’, os servidores da Saúde do Hospital da Vida e UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em parceria com a faculdade Anhanguera, realizam na manhã desta sexta-feira (09), uma blitz educativa, na área da central de Dourados.

A ação teve início às 8 horas com a distribuição de folhetos, com objetivo de orientar e incentivar a população com relação a importância da doação de órgãos e tecidos. Também ocorre abordagem durante a parada de veículos nos semáforos da avenida Marcelino Pires.

A psicóloga Silviane Krokosz, da CIHDOTT (Comissão Intra Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes), considera que muitos casos onde a pessoa estaria apto para doar seus órgãos não ocorre pela falta de informação aos familiares. “Por isso é importante que a pessoa informe alguém da família que você quer ser um doador. Para isso não tem necessidade de deixar nada por escrito e nem registrado em documento”, enfatizou ao Estado Notícias.

Foto: João Pires

De um doador falecido podem ser obtidos diversos órgãos e tecidos, como; fígado, pâncreas, rins, córneas, vasos, pele, osso e tendões. A retirada é realizada em centro cirúrgico, como qualquer outra cirurgia. Também é possível ser um doador em vida, como parte dos rins, dos fígados e ainda parte da medula óssea ou pulmão.

Segundo consta, pelo menos 50 mil pessoas estão na fila de espera no país por um transplante de órgão ou tecido, incluindo os pacientes do município, considerando o cadastro em âmbito nacional.

Fechando a programação, no dia 27 acontece na Câmara Municipal, audiência pública promovida pela Comissão de Saúde do Legislativo, presidida pela vereadora Liandra da Saúde (PTB) e vereadores Olavo Sul (MDB) e Jânio Miguel (PTB).

Foto: João Pires

Crédito: João Pires

Últimas notícias