quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Tite explica convocação de Daniel Alves: ‘Premia qualidade’

Treinador anunciou os 26 convocados para o mundial com o veterano lateral de 39 anos e disse não se importar com críticas: "Não vim aqui para agradar o Twitter"

Compartilhar

Daniel Alves em ação pelo Pumas — Foto: AFP

– O critério do Daniel Alves é o critério de todos. Ele premia qualidade técnica individual, premia seu aspecto físico e traz seu aspecto mental. Tal qual os outros. Alguns com mais de uma qualidade, outros com mais de outra – afirmou Tite.

Aos 39 anos, Daniel Alves se torna o jogador mais velho a defender a Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo, superando Djalma Santos, que disputou o Mundial de 1966 com 37 anos. Apesar da idade, o preparador físico Fábio Mahseredjian destacou o estado físico do lateral.

– Ele estava com baixos níveis de potência e força. Isso foi falado a ele. Eu disse que precisava melhorar esses níveis e ele me respondeu: ‘Missão dada, missão a ser cumprida e será cumprida’. Ele é o mesmo Dani Alves que veio conosco em 2022 e nas Olimpíadas de 2021. No aspecto físico, ele se encontra apto – completou.

Tite também complementou destacando a parte tática que Alves vai cumprir no time brasileiro, considerando a disposição de atacantes de velocidade na frente.

– Os laterais na equipe brasileira não atuam como pontas. São laterais construtores. E a qualidade técnica que ele empresta nesse sentido é impressionante. Não vai ter 60/70 metros de ida e volta – concluiu.
O comandante da Seleção Brasileira disse não se importar com as críticas nas redes sociais e que elas não representam uma parcela considerável da população e torcida brasileira.

– Eu não vim aqui para agradar as pessoas no Twitter, que eu nem sei que percentual do povo brasileiro representa. Eu respeito opiniões divergentes e eu não estou aqui para convencer todas as pessoas. Eu só quero dar dados informativos para que as pessoas democraticamente formem a própria opinião. Agora, opinião cada um tem a sua e todos tem o meu respeito – destacou.

O lateral esteve na África do Sul, em 2010, no Brasil, em 2014, e só não disputou a Copa da Rússia, em 2018, por ter sofrido uma grave lesão. O lateral é considerado o jogador com mais títulos na história do futebol, ao todo são 43 taças.

Os jogadores se apresentam à Seleção no próximo dia 14 para um período de preparação de cinco dias em Turim, na Itália, antes de embarcar para Doha, capital do Catar. A estreia do Brasil acontece no dia 24 contra a Sérvia, às 16h, no Estádio Lusail.

Fonte: G1

Últimas notícias