O grupo de ciclismo ‘Bicicréticos’ fez um pedal diferente neste sábado (27), em prol a campanha Maio Amarelo, em parceria com a Agetran (Agência de Trânsito).
Como ponto de partida a Praça Antônio João, o grupo reuniu 15 ciclistas com destino ao Hemocentro de Dourados, onde parte dos atletas fizeram doação de sangue com o propósito de incentivar outras ações semelhantes.
De acordo com uma das diretoras do grupo, Janete Ribeiro, apesar de nem todos estarem aptos para doar, por sintomas gripais, o movimento foi gratificante. “Optamos em fazer um pedal bem curto para envolver o máximo de ciclistas e, aqueles que foram e puderam doar sangue tenho certeza que contribuíram muito para o aumentar o estoque do Hemocentro”, disse. “Quando saímos de lá ainda tinha umas 35 pessoas para fazer doação”, completou ‘Jajá”.

Bruno Amaral é doador de sangue desde 2011, reside em Caarapó e participa com frequência dos pedais do Bicicréticos. Para ele, doar sangue é muito mais que um ato de amor. “Sempre que eu posso estou envolvido em campanhas de doação de sangue, pois como diz o próprio slogan da campanha Doe Sangue, Doe Vida”, considera o ciclista.
Ele ressalta a necessidade da ação tendo em vista às diversas doenças comuns ao período, além de casos comuns como acidentes de trânsito que necessitam de urgência de doações. “Atualmente os índices de doenças e endemias, como a dengue por exemplo, estão levando pacientes à quadros clínicos avançados e com isso a necessidade gigantesca de doação de sangue e consequentemente a redução de estoque no Hemocentro”, enfatiza Bruno.
MAIO AMARELO
O “Maio Amarelo” é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. No Brasil, em sua 10ª edição, a campanha, criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.
PARA DOAR
Para doar sangue basta comparecer ao Hemocentro portando documento oficial com foto, estar em boas condições de saúde, não estar gripado ou com infecções, estar descansado e alimentado, ter idade entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 51 kg. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos responsáveis.
O Hemocentro de Dourados fica à rua Waldomiro de Souza, n° 295, no bairro Vila Industrial, anexo ao PAM. Durante a semana o atendimento ocorre de segunda, quarta e sexta-feira: das 7h às 12h30 e de terça e quinta-feira: das 7h às 12h e das 13h às 17h. Já aos sábados até ao meio dia.
Crédito: João Pires