Após 38 dias, desde que a administração municipal decidiu pela suspensão da ativação das lombadas eletrônicas em Dourados, o Governo do Estado ignorou o anuncio da Prefeitura e não retirou nenhum dos 41 equipamentos instalados pelo Detran/MS, em diversas vias.
A informação de que o município não teria mais interesse em utilizar as lombadas eletrônicas como forma de penalizar os motoristas infratores com multas, foi repassada à imprensa no dia 31 de julho, na sede da Agetran (Agência Municipal de Transporte de Trânsito).
Desde então, ao contrário de retirar os equipamentos da cidade, o Governo do Estado, através do Detran/MS, simplesmente optou em cobrir os painéis eletrônicos com sacos plásticos pretos, apelidadas pelos douradenses como “lombadas fantasmas”.
Para o servidor público administrativo, Walter Brandão, as lombadas eletrônicas em alguns locais são necessárias, porém caso não ocorra a ativação deveriam ser retiradas. “Se foi desativado deveria recolher todos esses radares e, que se faça uma campanha de conscientização, tanto aos motoristas como aos pedestres para utilizarem as faixas de pedestres”, considera. “Até quando estes sacos pretos vão aguentar o sol e a chuva?”, completou.
AGETRAN
O Estado Notícias entrou em contato com a diretora da Agetran, Mariana de Souza Neto. Ela afirmou que a iniciativa de cobrir os painéis eletrônicos com sacos plásticos foi da empresa contratada para instalação e não soube informar com relação ao interesse do município em utilizar os equipamentos.
Mariana disse ainda que os vídeos de monitoramentos em 21 cruzamentos de vias (semáforos), que serão implantados pelo município, ainda estão em fase de instalação, porém sem previsão de ativação dos dispositivos.
DETRAN/MS
Em nota à reportagem, o Detran/MS afirmou que a suspensão do funcionamento dos equipamentos eletrônicos na cidade não implica que o sistema será inutilizado ou retirado. No entanto, considera que o trânsito requer controle, fiscalização constante e principalmente segurança para os usuários.
Afirma ainda que tendo em vista o mesmo objetivo de preservar vidas, tanto a prefeitura de Dourados quanto o Detran-MS estão estudando formas de reduzir acidentes e mortes na segunda maior cidade do Estado. “Esses estudos estão em fase de finalização. Tão logo sejam concluídos, serão informados à população”, finaliza.

Crédito: João Pires