quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Queda da Igrejinha de Pedra pode passar por perícia técnica em Dourados

Projeto de Lei em trâmite na Câmara, pretende tombar ruínas e o cemitério como patrimônio histórico cultural

Compartilhar

Igrejinha de Pedra teria caído devido a ventania (Foto: Redes sociais)

A queda da conhecida Igrejinha de Pedra, em Dourados, deve passar por uma perícia técnica, para comprovar a real causa do desmoronamento de uma das quatro colunas de sustentação de sua estrutura física, divulgado recentemente em diversas fotos nas redes sociais e repercutido principalmente em grupos de WhatsApp.

A investigação foi sugerida pelo vereador Mauricio Lemes, durante sessão desta segunda-feira (25), na Câmara Municipal. Segundo ele, a perícia técnica é necessária tendo em vista um Projeto de Lei de sua autoria, que prevê o tombamento histórico cultural, tanto da Igrejinha de Pedra como do cemitério anexo, onde estão sepultados parte da família Matos.

Coluna central da Igrejinha desmoronou causando a queda da estrutura (Foto: Redes sociais)

Em contato com o Estado Notícias, o vereador afirmou ainda que o projeto foi protocolado em março de 2022, e, considerando o desmoronamento deve entrar em pauta nos próximos dias, na Câmara de Dourados.

“Nossa preocupação é preservar a história da cidade de Dourados e todos que participaram deste contexto. E para isso vamos pedir que uma equipe vistorie o local para sabermos exatamente o que aconteceu com a Igrejinha de Pedra”, disse Mauricio Lemes.

PROIBIDA VISITAÇÃO

A Igrejinha de Pedra fica localizada em uma área rural particular (Fazenda), entre a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e a rodovia de acesso a BR-463, via de acesso à Ponta Porã.

Ela foi construída em 1.999, com sobras de entulhos (tijolos) proveniente da reforma da igreja católica matriz (Catedral) de Dourados, como forma de homenagear parte da família Mattos, no pequeno cemitério existente em frente a Igrejinha.  No local estão sepultados aproximadamente 20 corpos.

Local foi gladiado para cultivo de lavoura, impedindo acesso de visitantes (Foto: Paulo Takarada)

Durante meses foi muito frequentada por grupos de ciclismo que aproveitavam o roteiro dos “pedais” para tirar fotos. Não demorou muito o local passou a ser um considerado um cartão postal para visitação dos douradenses, porém atos de vandalismo ocorreram, como pichações nas paredes e violações de túmulos.

O fato gerou revolta aos proprietários que acharam por bem ‘gladiar’ todo o entorno da Igrejinha para a lavoura de soja e milho, impedindo o acesso dos visitantes.

Em matéria publicada no site Dourados News, o proprietário do monumento afirmou que a queda ocorreu devido aos fortes ventos registrados recentemente no município e não descarta a revitalização do local.

No entanto, caso aprovado a lei de tombamento histórico, as ruínas provenientes do desmoronamento deverão ser preservadas, assim como o cemitério anexo.

LEIA TAMBÉM: Cruzeiro fixado na Igrejinha de Pedra vai ter que ser retirado em três dias

Crédito: João Pires

 

Últimas notícias