sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Dourados inicia vacinação em massa contra a dengue a partir de 3 janeiro

Município antecipa calendário do Ministério da Saúde; Ao todo serão 300 mil doses da vacina disponíveis para 150 mil moradores

Compartilhar

Prefeito e secretários anunciaram campanha de vacinação de massa durante coletiva de imprensa no PAM (Foto: João Pires)

Campanha de imunização contra a dengue pretende vacinar toda a população douradense nos primeiros meses de 2024. O anúncio foi feito pela Prefeitura de Dourados, nesta sexta-feira (15), durante coletiva de imprensa no PAM (Pronto de Atendimento Médico).

A vacinação tem início no dia 3 de janeiro, com o primeira dose disponível em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde), incluindo à população indígena. Ao todo serão 300 mil doses, disponíveis para 150 mil pessoas, entre 4 a 59 anos de idade. São duas doses com intervalo de 3 meses, com validade de 5 anos.

Segundo dados fornecidos pelo secretário de Saúde, Waldno de Lucena, a campanha se justifica tendo em vista os dados de ocorrência da doença de quase 3 mil casos de dengue no município, com 280 internações (38 em UTIs) e cinco mortes.

Ainda de acordo com o secretário, o município de Dourados se antecipa à campanha de vacinação em nível nacional. “Em algum momento o Ministério da Saúde vai incluir esta vacina no calendário de vacinação. O que vamos fazer é antecipar a imunização provavelmente um há dois anos”, disse.

Para o coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Devanildo de Souza Santos, a intenção é imunizar o maior número de pessoas até o final de fevereiro, tendo em vista as estatísticas do pico da epidemia no início de março. “É importante acelerar a vacinação nos dos primeiros meses do ano, pois a curva de epidemia se eleva nos primeiros meses 15 dias de março”, disse.

Segundo o prefeito Alan Guedes (PP), a expectativa é que a população procure as unidades de saúde e garante que não faltará nenhuma dose. “A exemplo da vacinação da Covid-19 pretendemos reduzir rapidamente os casos de internação de dengue e, caso necessário vamos ampliar a logística com pontos de vacinação móvel”, afirmou.

A VACINA

O imunizante é produzido pelo laboratório japonês Takeda, aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em abril de 2023. Ao todo já foram vacinadas aproximadamente 30 mil pessoas no mundo. Além da vacina o laboratório vai oferecer seringas e agulhas sem custo para o município.

Foto: João Pires

Crédito: João Pires

Últimas notícias