quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Polícia do governador do MS invade terra indígena em confronto por água potável

“Essa aqui é a nossa estrada”, diz indígena aos policiais militares da tropa de choque do Estado

Compartilhar

Tropa de Choque em terra indígena durante manifestação em Dourados (Reprodução)

Polícia Militar não tem competência para atuar dentro de aldeias indígenas, porém, o que foi visto na manhã desta quarta-feira (27) no confronto entre a Tropa de Choque do governador Eduardo Riedel (PSDB) e os indígenas, durante a tentativa de desbloqueio da MS-156, em Dourados, fere a CF (Constituição Federal).

Vídeos que circulam nos grupos de WhatsApp revelam a presença repressiva dos policiais militares, dentro da Aldeia Indígena.

Em um dos vídeos, uma indígena faz claramente um alerta: “Essa aqui é a nossa estrada!”, na tentativa de conter a entrada da tropa de choque dentro da aldeia, enquanto o bloqueio acontecia somente na rodovia, que liga Dourados à Itaporã. (Veja abaixo)

Também há relatos de uso de arma de fogo e balas de borracha contra mulheres dentro da aldeia. (Assista no vídeo abaixo da matéria)

O Estado Notícias apurou que apesar da repreensão do Governo do Mato Grosso do Sul, até o fechamento da matéria o bloqueio da MS-156 ainda permanece.

ENTENDA

Os indígenas das aldeias Bororó e Jaguapirú reivindicam uma solução definitiva para falta de água nas aldeais de Dourados (MS), que persiste durante décadas e sem nenhuma ação concreta do poder público, que se resume em promessas em todo ato de manifestação.

Desde as primeiras horas de segunda-feira (25) a MS-156 que faz a ligação entre Dourados à Itaporã permanece fechada pelos indígenas na tentativa de mais uma vez chamar a atenção da sociedade e do Estado para pôr fim de uma vez por todas no problema de falta d’água.

A reserva indígena de Dourados é considerada como uma das mais populosas do Brasil, onde pelo menos 13 mil índios sofrem com a falta de água e saneamento básico. Paralelamente a desigualdade social é visível, onde existem condomínios de luxo com lago artificial e cascatas a poucos metros da aldeia.

ASSISTA:

Crédito: João Pires

Últimas notícias