sábado, 22 de fevereiro de 2025

Política estadual para a Educação de Jovens e Adultos é tema de reunião com a deputada Gleice Jane

Reunião aconteceu na quinta-feira (20) e reuniu representantes do Fórum de Educação de Jovens e Adultos de MS e Secretaria de Estado de Educação

Compartilhar

Reunião contou com representantes do Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Mato Grosso do Sul (FEJA/MS) e Secretaria de Estado de Educação de MS (SED) - Foto:Divulgação)

Uma política estadual para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi a pauta central, a afim de articular meios estratégicos mais efetivos e que ofereçam essa modalidade de ensino no maior número de escolas possíveis em Mato Grosso do Sul.

Os representantes do Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Mato Grosso do Sul (FEJA/MS), grupo que participa da construção de normas para a educação de jovens e adultos no estado, reivindica mais articulação e visibilidade da modalidade com o objetivo de atrair mais estudantes.

De acordo com o Censo Escolar 2024, 35% da população do Estado acima de 18 anos, não concluiu a educação básica, que compreende o ensino fundamental e médio. A pesquisa também aponta que 5% não é alfabetizado.

“São números muito expressivos e alarmantes. O grau de escolaridade revela, e muito, sobre o desenvolvimento da nossa região”, pontua a deputada Gleice Jane e destaca: “O EJA presencial é uma modalidade com um potencial enorme, que vai muito além da sala de aula, mas a possibilidade de pessoas adultas poderem se ressocializar, também”.

Para a professora representante do FEJA, Maria Joana Mareco, a reunião é um ponta pé para cobrar das entidades uma campanha de inserção em todo o estado para atrair a atenção de jovens e adultos. “Um adolescente escolarizado tem a probabilidade de viver 14 anos a mais que a média”, aponta.

O secretário da SED, Hélio Daher, se comprometeu em construir a campanha de mobilização para garantir a inclusão de jovens e adultos na educação, bem como fortalecer os instrumentos da política junto ao Fórum da EJA.

Fonte: Assessoria

Últimas notícias