O teólogo e pastor brasileiro Gustavo Emidio, acaba de concluir o Mestrado em Teologia (Master of Theology) no prestigiado Western Theological Seminary, uma das instituições reformadas mais tradicionais dos Estados Unidos.
Sua pesquisa de conclusão de curso, inédita e de alta relevância teológica, propõe uma renovação da prática homilética a partir da pregação cristocêntrica em Martinho Lutero com o tema: The Centrality of Christ in Martin Luther’s Preaching: A Model for Contemporary Homiletics (A Centralidade de Cristo na Pregação de Martinho Lutero: Um Modelo para a Homilética Contemporânea).
A abordagem desenvolvida por Emidio vai além da análise histórica, oferecendo um modelo prático e contextualizado de pregação que recoloca Cristo no centro da mensagem, com forte aplicabilidade pastoral e impacto na formação de líderes cristãos contemporâneos.

TRAJETÓRIA
Gustavo Emidio é natural de Londrina (PR), e residiu em Dourados (MS) de 2011 à 2024, onde integrou a equipe ministerial da Igreja Presbiteriana Independente, atuando na função pastoral.
Além de sua trajetória acadêmica também é autor de duas obras publicadas.
Seu primeiro livro, Transforme-se de Dentro pra Fora (2017), um devocional voltado ao crescimento espiritual, já alcançou a terceira edição e está disponível em português, inglês e espanhol, sendo utilizado por leitores em diversos países.
Em 2024, lançou Basta Crer, uma obra enraizada na fé cristã reformada que explora a profundidade da confiança em Cristo com linguagem acessível e sólida base bíblica.
Sua produção teológica e pastoral tem gerado reconhecimento por sua contribuição de importância significativa ao campo da teologia prática e homilética, especialmente no contexto da tradição reformada e da igreja contemporânea.
A originalidade de sua pesquisa, destaca Gustavo Emidio, como uma voz a ser ouvida no cenário teológico.
“Quando escolhemos romper barreiras para cumprir os propósitos de Deus, nosso crescimento pessoal, espiritual e acadêmico se transforma em uma missão maior: edificar a Igreja de Cristo, formar líderes relevantes e gerar impacto duradouro na sociedade”, considera o pastor,

Redação