No próximo sábado (13), das 15h às 17h, a Praça Antônio João será palco de uma grande celebração da cultura afro-brasileira: o ‘II Encontro Gingar para Educar’, em homenagem ao Dia do Capoeirista, comemorado no dia 03 de agosto.
O evento é gratuito, com o propósito de reunir crianças, jovens e adultos em um aulão coletivo de capoeira no coração de Dourados.
Mais do que uma atividade cultural, o encontro tem o objetivo de apresentar à sociedade o Projeto de Capoeira Gingar para Educar, iniciativa que atua em escolas públicas e comunidades da periferia da cidade, levando a capoeira como instrumento de educação, inclusão social e cultural, respeito, pertencimento, cooperação, cidadania e prevenção à violência.
Idealizado por Liandro Moreira, o Mestre Macaúba, fundador do Instituto Cultural Malungo Capoeira, o projeto integra ações de extensão da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e é coordenado pela técnica Luci Ana L. Souza.
Atualmente, desenvolve-se em parceria com a FUNAEPE, o Centro Cultural Quintal de Palmares, a PROEC-UFGD e o CAADIP-UFGD, além de contar com o apoio de emendas parlamentares das deputadas Camila Jara (Federal) e Gleice Jane (Estadual).
As aulas do Projeto Gingar para Educar acontecem semanalmente em diferentes locais, como; nas Escolas Municipais Arthur Campos Mello e Profa. Clori Benedetti de Freitas, SIMTED e o IFMS- Campus Dourados, sempre com o propósito de fortalecer vínculos comunitários e valorizar os saberes tradicionais da capoeira e da cultura afro-brasileira.
Mais informações na página do Instagram: @projetogingarparaeducar @instituto_cultural_malungo
Fonte: Assessoria