segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Dourados recebe ‘II Encontro Gingar para Educar’ com grande aulão de capoeira

Evento acontece no sábado, das 15h às 17h, na Praça Antônio João

Compartilhar

Alunos do Projeto de Capoeira Gingar para Educar (Foto: Divulgação)

No próximo sábado (13), das 15h às 17h, a Praça Antônio João será palco de uma grande celebração da cultura afro-brasileira: o ‘II Encontro Gingar para Educar’, em homenagem ao Dia do Capoeirista, comemorado no dia 03 de agosto.

O evento é gratuito, com o propósito de reunir crianças, jovens e adultos em um aulão coletivo de capoeira no coração de Dourados.

Mais do que uma atividade cultural, o encontro tem o objetivo de apresentar à sociedade o Projeto de Capoeira Gingar para Educar, iniciativa que atua em escolas públicas e comunidades da periferia da cidade, levando a capoeira como instrumento de educação, inclusão social e cultural, respeito, pertencimento, cooperação, cidadania e prevenção à violência.

Idealizado por Liandro Moreira, o Mestre Macaúba, fundador do Instituto Cultural Malungo Capoeira, o projeto integra ações de extensão da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e é coordenado pela técnica Luci Ana L. Souza.

Atualmente, desenvolve-se em parceria com a FUNAEPE, o Centro Cultural Quintal de Palmares, a PROEC-UFGD e o CAADIP-UFGD, além de contar com o apoio de emendas parlamentares das deputadas Camila Jara (Federal) e Gleice Jane (Estadual).

As aulas do Projeto Gingar para Educar acontecem semanalmente em diferentes locais, como; nas Escolas Municipais Arthur Campos Mello e Profa. Clori Benedetti de Freitas,  SIMTED e o IFMS- Campus Dourados, sempre com o propósito de fortalecer vínculos comunitários e valorizar os saberes tradicionais da capoeira e  da cultura afro-brasileira.

Mais informações na página do Instagram: @projetogingarparaeducar @instituto_cultural_malungo

Fonte: Assessoria

Últimas notícias