Com o propósito de ampliar o envolvimento da população douradense nas atividades abertas à comunidade e fortalecer a conservação ambiental e do patrimônio público, o vereador Elias Ishy (PT) encaminhou, durante Sessão Ordinária da Câmara de Dourados desta segunda-feira (1º), indicação à administração municipal solicitando estudos para a criação de um Programa de Gestão Compartilhada dos parques municipais, com participação da sociedade civil.
Na prática, a proposta busca construir, em parceria com associações de moradores, entidades socioambientais, coletivos e demais organizações, formas de colaboração que garantam não apenas a manutenção e a segurança dos parques, mas também a oferta contínua de atividades culturais, esportivas e educativas para toda a comunidade.
Entre as ações possíveis neste programa, estariam participação popular nas decisões sobre os parques, maior aproximação da comunidade com esses espaços públicos, melhoria na conservação das áreas verdes, incentivo a práticas sustentáveis e uma programação social, cultural e educativa mais diversificada.
“Experiências já realizadas em outras cidades do país demonstram que a gestão compartilhada resulta em maior engajamento da população, responsabilidade coletiva e melhoria na preservação ambiental”, destaca Ishy.
O vereador cita a reforma do Parque Victélio de Pellegrin, no Jardim Novo Horizonte, recentemente anunciada pela prefeitura com recursos da Itaipu Binacional, como possibilidade para implantação de um projeto piloto, oportunizando a participação da comunidade local a conhecer o projeto, contribuir com suas demandas e participar das decisões do Poder Público. A ideia é que, juntos, poder público e sociedade civil possam explorar todo o potencial do parque.
O documento foi encaminhado ao prefeito Marçal Filho, com cópias aos secretários municipais de Governo e de Serviços Urbanos.
Fonte: Assessoria