quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Prefeitura de Dourados vai encaminhar casal sem moradia para Campo Grande

A Guarda Municipal e Assistência Social do município estiveram hoje pela manhã no acampamento instalado atrás da feira livre de Dourados

Compartilhar

João Pires

 

Assistentes sociais estiveram hoje pela manhã em uma área pública atrás da feira, para oferecer atendimento ao casal (Foto - João Pires)

 

Após matéria publicada ontem no Estado Notícias, a Assistência Social do município se deslocou nesta quarta-feira (21) pela manhã para auxiliar o casal acampado há quase um mês em uma área pública localizada atrás da Feira Livre, em Dourados.

 

Acompanhadas pelo Guarda Municipal, profissionais do Centro Pop (Centro de Referência para População em Situação de Rua), convenceram o casal em voltar para Campo Grande, cidade de origem de Valgremir Santana, que deve embarcar para capital ainda hoje, com sua esposa Elaine Francisca, grávida de gêmeos.

 

Eles estavam sobrevivendo em Dourados graças a doações de moradores e de um grupo de voluntários de igrejas evangélicas que recentemente levaram cobertores, agasalhos e alimentos.

 

Assistente social conversa com morador enquanto desmonta acampamento para seguir viagem até Campo Grande (Foto - João Pires)

 

De acordo com a assistente social, Odelcina Pedroso, todas as medidas necessárias para encaminhar o casal até Campo Grande foram providênciadas pelo Centro Pop, como a compra de passagens e inclusive a vacinação de dois animais domésticos (um gato e um cachorro) que acompanham Valgremir e Elaine.

 

Com relação a falta de documentos pessoais, a assistente afirmou que devido a demora para emissão da 2ª via, foi feito um BO (Boletim de Ocorrência) para que eles pudessem seguir viagem.

 

SEMAS

 

A reportagem conversou ainda ontem com a funcionária do departamento financeiro do Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social), Angela Freitas. Ela afirmou que o órgão estaria acompanhando o casal desde os primeiros dias em que eles acamparam próximo à feira livre.

 

No entanto, a possibilidade de eles serem recolhidos até a Casa da Acolhida teria que ser aceita por eles ou até mesmo o deslocamento até a cidade de origem. “Em caso como esse, alguém ter que levar eles até um Cras e daí sim é feita a compra das passagens. Compra e já coloca eles dentro do ônibus”, disse.

 

O telefone de contato do Semas é 3411-7715 e o Centro Pop: 3426-1301

 

Matéria atualizada para correção de informação às 13h31

 

 

Últimas notícias