domingo, 22 de fevereiro de 2026

Lava Jato deflagra segunda fase da Operação Abate

Advogados e ex-deputado federal estariam envolvidos no esquema

Compartilhar

POLÍCIA FEDERAL (FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK)

AGÊNCIA BRASIL

POLÍCIA FEDERAL (FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK)

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (23) a segunda fase da Operação Abate. É alvo de buscas Tiago Cedraz, filho do ministro Aroldo Cedraz, do Tribunal de Contas da União (TCU). A primeira fase da Abate prendeu o ex-deputado Cândido Vaccarezza no dia 18 de agosto. O ex-parlamentar foi solto nesta terça-feira (22).

 

 

Nesta manhã estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Salvador (BA), Brasília e Cotia, na Grande São Paulo.

 

 

Segundo as investigações foram identificados novos interlocutores que ajudaram a beneficiar a empresa americana Sargent Marine, fornecedora de asfalto para a Petrobras. Eles seriam dois advogados que teriam ajudado o esquema e teriam recebido comissões em contas na Suíça. Também teria sido detectada a participação de um ex-deputado federal e uma assistente dele no esquema, que desviou recursos da estatal.

 

 

“Paralelamente teriam recebido comissões pela contratação de empresa americana pela empresa petrolífera, mediante pagamentos em contas mantidas na Suíça em nome de empresa off-shore. Também se detectou a participação de ex-deputado federal e sua assistente na prática dos crimes e no recebimento de pagamentos indevidos”, diz ainda a nota divulgada pela PF.

Últimas notícias