domingo, 24 de novembro de 2024

“Cosplay é mais que fantasia, é assumir o personagem”, dizem participantes do Douramine

Amantes dos desenhos japoneses, animes e games cards tomaram conta do shopping, em Dourados.

Compartilhar

João Pires

 

Concurso de cosplays aconteceu no final de semana passado, em Dourados (Foto - João Pires)

 

A cultura pop japonesa tomou conta do Shopping Avenida Center, no final de semana passado, em Dourados. O evento denominado Douramine reuniu adeptos de games cards, animes e fãs das diversas triologias’, como Harry Porter, Senhor dos Anéis, Batman, Star Wars, entre outros filmes do considerado “mundo nerd”.

Janaina Rodrigues, fã da personagem Hera Venenosa (Foto - João Pires)

 

No domingo aconteceu o concurso de cosplay, uma das programações mais esperadas do evento. Pelo menos 12 participantes concorreram com a melhor fantasia e performance dos seus personagens preferidos.

 

O vencedor foi o estudante Anderson Gonçalves, 20 anos, que encenou o personagem ‘Nil’, da triologia Matriz. “Esta é a segunda vez que participo de um concurso de cosplay. Aqui me sinto em casa, pois somos uma família”, comemorou.

 

Para Janaina Rodrigues, 31 anos, cosplay não é somente vestir uma fantasia, mas assumir o personagem, com suas características e personalidade. “É você assumir mesmo, sejam anime, heróis ou quem você mais se identifica”, ressalta. No Douramine ela participou como ‘Hera Venenosa’, personagem que, segundo ela, apesar de ser vilã é protetora das plantas e do meio ambiente.

 

Vencedores do concurso de cosplay (Foto - João Pires)

 

A ‘Ravena’, dos Jovens Titãs, também foi representada pela Sthefany Santiago, que participou pela primeira vez de um evento cospley. “Me identifico com meu personagem, por ela ser uma pessoa muito forte em relações as decisões dela. Eu que fiz a fantasia, disse ao Estado Notícias.

 

Já o Fernando Ribeiro incorporou o personagem ‘Coringa’, da triologia Batman. “O Coringa tem uma visão própria do mundo. Ele nunca quis matar o Batman, mas só mostrar que tendo um dia péssimo na vida é o suficiente para enlouquecer”, considera.

 

Ravena e Coringa, caracterizados pela Estefani e Fernando (Foto – João Pires)

 

VIKINGS

 

Durante os três dias do evento, aconteceram duas apresentações de lutas medievais, encenadas por um grupo da cidade de Araçatuba (SP). “Somos fãs da cultura vikings e onde somos convidados, montamos caravana para participar dos eventos. Gostei da cidade”, afirmou Felipe Santos de Almeida, líder do grupo.

Apresentações despertou interesse do público (Foto - João Pires)

 

O Douramine foi idealizado pelo casal Luiz Carlos e Maria Fernanda, que está há um ano e meio no ramo. Segundo o empresário, o evento é fruto de pesquisa de cinco anos no mercado sul-matogrossense. “Não esperava que depois de um ano estariamos realizando o primeiro Douranime, com tamanha aceitação do público”, comemora Luiz.

 

Para ele o crescente número de adeptos à cultura Geek resulta na identificação com os personagens, seja ‘bem ou mal’. “Na revista em quadrinhos, por exemplo, existe um Super Homem depressivo, daí eles começam ver que também esses personagens das séries são normais, com singularidades da vida. Assim, eles curtem, aprendem e se aperfeiçoam”, explica o empresário.

 

A entrada do evento foi gratuita, porém foram doados alimentos não perecíveis, que foram entregues as instituições.

 

Participantes do cosplay, realizado no domingo, no Shopping de Dourados (Foto - João Pires)

 

Últimas notícias