Assessoria

A Agecold (Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados) e a Fundação Banco do Brasil celebraram nesta terça-feira (17) a assinatura de um convênio no valor de R$ 247.850 que serão investidos na compra de maquinários para a coleta seletiva realizada pela associação.
O montante, que não precisará ser reembolsado, prevê a aquisição de um caminhão, duas esteiras e uma empilhadeira para transportar os fardos com o material ensacado. Com o veículo, será possível ampliar a área de coleta a domicílio em Dourados, que hoje abrange menos de 10% do município. As esteiras e a empilhadeira facilitarão a seleção dos materiais e trarão melhores condições de trabalho aos associados.
“Trabalho há 16 anos com reciclados, com muita dignidade! Agora nosso trabalho vai ficar muito melhor. É um momento muito especial para a história da Agecold”, diz Maria Lucia Coutinho, presidente da associação. A previsão é que os equipamentos entrem em operação em até 30 dias.
A Agecold foi a única iniciativa selecionada pelo edital 2017 da Fundação Banco do Brasil em Mato Grosso do Sul, segundo o gerente do Banco do Brasil Rafael Remonti. “O projeto apresentado pela associação foi bastante condizente com o que a Fundação busca apoiar, que são pessoas de baixa renda e o meio ambiente”. Remonti ressalta que a Fundação BB custeia projetos não só na área de resíduos sólidos, mas também de água, agroecologia, agroindústria e educação. “O edital de 2018 está com inscrições abertas”.
Também presente na cerimônia, o diretor do Imam (Instituto do Meio Ambiente de Dourados) Fabio Luis afirmou que a Prefeitura de Dourados fará investimentos para dobrar a coleta seletiva no município em 2018. Entre as ações, está a instalação de 80 pontos para o recebimento de reciclados em diferentes bairros. “É muito gratificante acompanhar a profissionalização pela qual vem passando a Agecold e ver que agora a associação está preparada para processar um volume maior de reciclados”, disse.
A solenidade aconteceu na sede da Agecold, no parque Arnulpho Fioravante, e contou com a presença de associados, acadêmicos e professores da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), representantes da Fundação Banco do Brasil e do Banco do Brasil, da Prefeitura de Dourados e da Câmara dos Vereadores.