domingo, 24 de novembro de 2024

Origem do Halloween: a tradição celta nos dias atuais

Celebração do dia 31 de outubro tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil com as tradições americanas, mas a verdadeira origem é muito anterior

Compartilhar

Decoração de Halloween é vista na Casa Branca, nos Estados Unidos - 30/10/2017 (Foto: Carlos Barria/Reuters)

 VEJA

Decoração de Halloween é vista na Casa Branca, nos Estados Unidos - 30/10/2017 (Foto: Carlos Barria/Reuters)

Nesta terça-feira é celebrado o Halloween, uma das principais datas comemorativas dos Estados Unidos, que está ganhando cada vez mais fama no Brasil. Na cultura americana, é comum as crianças se fantasiarem e pedirem doces para os vizinhos, enquanto as casas são enfeitadas com adereços de terror. A origem, no entanto, remete à celebrações dos celtas, civilização da Europa que começou a se estabelecer em 2000 a. C.

 

Historiadores apontam, desde o século 18, que o Halloween é baseado no Samhain, antigo festival pagão que começava no dia 31 e durava mais três dias, comemorando o final do verão no hemisfério norte. Uma das características da celebração era o final da colheita, em que havia alimentos em abundância.

 

 

A comemoração do Dia das Bruxas que relembrou esses costumes foi formada entre 1500 e 1800 no Reino Unido, mas foi só depois desse período, que a tradição como conhecemos passou a ser formada nos Estados Unidos. Foi em solo americano em que símbolos como o das abóboras entalhadas e dos espantalhos aterrorizadores em milharais começaram a fazer sucesso.

 

No Brasil, o Halloween está ganhando cada vez mais espaço e possibilita que crianças e adultos se divirtam ao usar fantasias de terror. Desde 2003, uma lei federal ainda instituiu o Dia do Saci na mesma data, em homenagem à figura do folclore brasileiro.

Últimas notícias