quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Campo Grande cria programa para estimular volta do idoso ao mercado de trabalho

Programa Ativa Idade prevê a criação de um banco de oportunidades para idosos.

Compartilhar

Programa Ativa Idade quer estimular a reinserção dos idosos no mercado de trabalho em Campo Grande (Foto: Reprodução/TV Morena)

G1/MS

 

Programa Ativa Idade quer estimular a reinserção dos idosos no mercado de trabalho em Campo Grande (Foto: Reprodução/TV Morena)

Em Campo Grande quase 10% da população, segundo dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de idosos com 60 anos ou mais,o que representa cerca de 78,4 mil pessoas. Para estimular a reinserção destas pessoas no mercado de trabalho, está sendo criado no município o programa “Ativa Idade”.

 

A lei determinando a criação do programa foi publicada nesta segunda-feira (7), no Diário Oficial do município, após o projeto apresentado pelo vereador João Rocha (PSDB), ter sido aprovado na Câmara e ser sancionado pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD).

 

Quando o então projeto foi aprovado na Câmara, no início de abril, o autor da proposta, destacou que estimular a reinserção do idoso no mercado de trabalho seria uma forma de garantir dignidade à terceira idade. “O trabalho para os idosos além de constituir uma fonte de renda, muitas vezes, como complemento essencial à aposentadoria, é também uma forma de se manter útil, de se ocupar, uma questão de dignidade”, comentou na época.

 

O programa recém-criado se constitui de um conjunto de políticas públicas voltadas para a reinserção do idoso no mercado de trabalho para exercer atividade remunerada ou não remunerada (voluntária); promover a intermediação entre idosos cadastrados, empresas e organizações do terceiro setor e o poder público, para o encaminhamento as vagas disponíveis no mercado.

Últimas notícias