quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Prefeitura de Dourados assume pagamento da iluminação pública na Avenida Guaicurus

Compartilhar

Assecom

 

Além da manutenção, prefeitura de Dourados agora vai pagar pela iluminação pública da avenida Guaicurus (Foto - A.Frota)

 

A Prefeitura de Dourados, em continuidade às ações de manutenção e asseio da Avenida Guaicurus, assumiu oficialmente o custeio da iluminação pública disponibilizada na extensão da via. O documento autorizando a alteração de destinatário da conta junto à Energisa, concessionária de prestação de serviços em energia elétrica no Estado, aconteceu entre representantes da empresa e o secretário de Serviços Urbanos, Joaquim Soares.

 

O pagamento é mais um dos passos de transferência das responsabilidades sobre a via. A conta da iluminação, antes destinada à Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), agora será paga pela Prefeitura de Dourados, através de recursos da Cosip.

 

A via que tem extensão de 12 quilômetros e está dentro do perímetro urbano do município, recebeu obras e foi entregue à Prefeitura com inúmeros problemas mesmo depois de obra de mais de R$ 30 milhões.

 

A situação gerou uma conferência sobre as responsabilidades e ficou definido pela Justiça no segundo semestre de 2017 que, mesmo inacabada, a obra passava a ser de responsabilidade da administração municipal.

 

No entanto, já em junho de 2017, mesmo antes da decisão que ratificou a Prefeitura como a responsável por cuidar da estrutura, a prefeita Délia Razuk determinou que a Semsur iniciasse os serviços para recompor a iluminação e manter a limpeza. Desde então, a via recebe manutenção periódica e está em condições mínimas de boa trafegabilidade para os milhares de usuários.

 

Esta manutenção foi reconhecida pela Justiça recentemente. Em pedido do Ministério Público para que fosse feita a aplicação de multa diária de R$ 20 mil contra a Prefeitura de Dourados em ação que condenou a administração municipal a manter iluminada a Avenida Guaicurus, o juiz responsável pelo caso pontuou que a iluminação da via “está funcionando satisfatoriamente”.

 

A constatação foi possível com a visita de um oficial de Justiça à avenida. O despacho foi proferido pela 6ª Vara Cível, que tem o juiz José Domingues Filho na condição de titular.

Últimas notícias