quinta-feira, 2 de maio de 2024

Dourados fica sem deputado federal mas ganha senadora do Bolsonaro

Compartilhar

 

 

Onda verde

 

Assim como na maioria dos estados, a “onda verde” (leia-se Jair Bolsonaro) trouxe ao cenário sul matogrossense nomes até então desconhecidos na política, como é o caso do Capitão Contar (PSL), mais votado para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa, com 77.802 votos.

 

Mais onda verde

 

Outro nome que surge em meio “a onda” é o campograndense Tio Tutis (PSL), eleito como deputado Federal, com 55.947 votos, deixando para trás nomes como Vander Loubet (PT) e Dagoberto Nogueira (PDT), também eleitos. Neste cenário também foi eleito pelo partido de Bolsonaro o Dr. Luiz Ovando, com 49.995.

 

Juiz Odilon

 

Assim como nas eleições proporcionais o fenômeno Jair Bolsonaro também atingiu de certa forma o resultado da eleição ao Governo do Estado, já que as últimas pesquisas apontavam uma possível vitória de Reinado Azambuja (PSDB) no primeiro turno, o que não ocorreu. Ao contrário, o juiz aposentado Odilon Oliveira garantiu a disputa em segundo turno com 31,62% dos votos. Já Reinaldo obteve o percentual 44,61%.

 

Não deu

 

Se a representatividade da segunda maior do Estado já estava pouca na Câmara Federal com somente um deputado, agora ficou pior. Mesmo com expressiva votação (61.675 votos) Geraldo Resende não conseguiu sua reeleição e com isso os douradenses perdem seu único representante.

 

No Senado

 

Por outro lado o tão sonhado representante no Senado Federal finalmente chega com a eleição de Soraya Thronicke, do PSL. Impulsionada pela candidatura do presidenciável Jair Bolsonaro, ela obteve 373.712 votos no Mato Grosso do Sul, conquistando a segunda vaga no Senado. Em Dourados ela conseguiu 38.412 votos.

 

Quem é?

 

Apesar de residir em Campo Grande, a senadora eleita Soraya nasceu em Dourados. Na capital é sócia do escritório de advocacia Cabral Gomes & Thronicke Advogados, onde atua em questões jurídicas ligadas ao agronegócio, aos Direitos de Empresa, Família e Sucessões. Atua também em contratos e ações internacionais.

 

De volta

 

Quem está com o terno no jeito para ocupar novamente uma cadeira na Câmara Municipal de Dourados é o suplente de vereador Maurício Lemes (PSB). Ele volta à Casa em janeiro do próximo ano com a eleição do radialista Marçal Filho (PSDB), agora deputado estadual eleito com 25.437 votos. Maurício é suplente da coligação de Marçal.

 

SORAYA THRONICKE (PSL) Foto: Divulgação


João Pires

ESTADO NOTÍCIAS