João Pires

Com cartazes e até tiros de rojões, dezenas de consumidores fizeram protesto em frente ao escritório da Energisa em Dourados, no inicio da tarde desta segunda-feira (21).
Eles cobraram explicações da concessionária com relação ao aumento dos valores na conta de energia de elétrica registrados no mês de janeiro e exigiram a presença de um representante da empresa para prestar esclarecimentos. A manifestação foi convocada pelas redes sociais e chamou atenção dos motoristas que passavam buzinando no local em apoio ao grupo.

O aposentado Valdemar Ortega Freitas, morador no Jardim Flórida II foi um dos clientes que levou contas de energia para reclamar do aumento considerado abusivo. Ao Estado Notícias ele mostrou um cartaz com cópias das faturas de dezembro de 2018 comparadas ao mês de janeiro de 2019, sendo que em uma das contas a diferença chega em R$ 120 mais cara.
Em outra fatura, por exemplo, o aposentado que pagou R$ 122 em dezembro, vai ter que pagar R$ 234 em janeiro. “Mandaram eu verificar as tomadas e a fiação da minha casa, mas se for assim então deu problema em toda a cidade. Nunca veio tão alto, se continuar desse jeito eu vou para a lamparina”, reclamou.

Já o comerciante Flávio Nascimento, também mostrou a reportagem as duas últimas contas, sendo que em dezembro o valor pago foi de R$ 974 e em janeiro com o aumento chegou em R$ 1.485. “Nunca a conta de energia elétrica subiu tanto assim em menos de 60 dias. Tem coisa errada ai!”, comentou.
ENERGISA
Em meio aos protestos já na ala de atendimento da empresa, os manifestantes foram recebidos pelo coordenador comercial da Energisa em Dourados, Jonas Ortiz. À imprensa, ele afirmou que as reclamações estão sendo avaliadas caso a caso e atribui o aumento dos valores devido a elevação da temperatura em comparação ao mesmo período do ano passado.

Questionado pela reportagem quanto a descrição das tarifas, afirmou que os valores são os mesmos cobrados desde abril de 2018. “No detalhamento da conta tem o valor do quilowhats/hora que é composto com o valor da tarifa de energia elétrica que é a mesma de abril do ano passado, junto com o ICMS, Confins e a taxa de iluminação publica”, explicou.
Ortiz aconselha ainda que o consumidor faça o registro de sua reclamação, sem a necessidade de pagar a conta antecipadamente. “Não houve erro por parte da Energisa, porém, é importante que cada cliente faça o seu registro para que ser analisado individualmente”, disse.

PROCON
Durante a manifestação o diretor do Procon, Mario Cerveira, acompanhou o protesto e fez orientações aos consumidores que se sentiram lesados. Segundo ele, 50 pessoas já registraram reclamações ao órgão de proteção ao consumidor e que nos próximos dias será feito um processo coletivo para exigir explicação formal da concessionária de energia elétrica em Dourados.
O diretor orienta que o consumidor leve ao Procon as duas últimas contas e uma fotografia do registro do medidor de energia elétrica para que se formalize a reclamação.
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