quarta-feira, 4 de março de 2026

PRF registra 759 acidentes e 50 mortos nas estradas federais na Semana Santa

Ambas as ocorrências diminuíram em relação ao mesmo feriado em 2018, diz o órgão

Compartilhar

ulher morreu em acidente na BR-285, no Rio Grande do Sul, após colisão frontal na madrugada do Domingo de Páscoa (21) — Foto: PRF/Divulgação

G1

 

ulher morreu em acidente na BR-285, no Rio Grande do Sul, após colisão frontal na madrugada do Domingo de Páscoa (21) — Foto: PRF/Divulgação

 

A Polícia Rodoviária Federal contabilizou 759 acidentes nas estradas federais no feriado da Semana Santa, de acordo com um balanço preliminar divulgado nesta segunda-feira (22).

 

A operação de fiscalização começou na quinta (18) e terminou neste Domingo de Páscoa (21).

 

Veja os destaques:

 

houve redução de 11% no número de acidentes em relação aos 854 registrados no mesmo feriado, no ano passado, de acordo a PRF — não há comparação, no entanto, entre o número de veículos que estiveram nas estradas em ambos os períodos;

 

houve menos mortes: 50, uma queda de 28% em relação à Semana Santa de 2018, quando 70 pessoas morreram em decorrência de acidentes;

 

o número de feridos foi de 962 contra 905 no mesmo período do ano passado;

 

foram aplicadas 35 mil multas, a maioria por excesso de velocidade e ultrapassagem proibidos;

subiu o número de infrações por beber e dirigir e por transporte de crianças sem cadeirinha ou dispositivo equivalente.

 

A PRF diz que o número de mortos e de acidentes graves foram os menores em 12 anos para essa operação. Esses montantes vêm caindo desde 2017, de acordo com o gráfico divulgado pelo órgão.

 

Ultrapassagem e excesso de velocidade

 

Ao todo, os policiais rodoviários federais fizeram 35.077 autuações nos 4 dias de fiscalização. Ultrapassagem irregular e excesso de velocidade foram, assim como nos últimos feriados, as infrações mais registradas. Foram 4.665 ultrapassagens indevidas e 75.800 imagens capturadas pelos radares fotográficos por excesso de velocidade, relatou a PRF.

 

Também foram autuados 980 motoristas por beber e dirigir, 26% a mais que em 2018.

 

O número de crianças sendo transportadas em desacordo com a legislação também subiu, 9%: foram 512 flagrantes deste ano contra 470 no ano anterior.

 

Últimas notícias