João Pires

Estudantes e professores de universidades públicas de Dourados bloquearam uma das vias da avenida Guaicurus, no acesso ao Campus da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Os manifestantes usaram faixas, galhadas, pneus e até um pé de bananeira para fechar a rodovia, desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (30).
Por volta das 6h40, no início do protesto, eles incendiaram pneus para impedir o trafego de veículos. A Polícia Militar esteve no local para orientar os motoristas que se deslocam no sentido contrário de uma das vias não bloqueada pelos acadêmicos. Uma viatura do Corpo dos Bombeiros foi acionada pela PM para conter o fogo.
O manifesto faz parte do Dia Nacional em Defesa da Educação e acontece em vários estados. À exemplo das manifestações do dia 15 maio, os protestos são contra os cortes financeiros na Educação e a Reforma da Previdência.
O Estado Notícias esteve no local e não conseguiu conversar com os líderes do movimento que não quiseram se manifestar. Durante o protesto alguns integrantes utilizaram camisetas para esconder os rostos. Um grupo de indígenas também participou do ato.

IDIOTAS ÚTEIS
Durante os protestos que aconteceram em todo o País, no dia 15, o presidente Jair Bolsonaro afirmou em entrevista nos Estados Unidos, que os estudantes em manifestação contra o corte de verbas para a Educação são “massa de manobra” e “idiotas úteis, uns imbecis”. Para ele, os estudantes são manipulados por uma minoria que comanda as universidades federais.