Assessoria

A aquisição de um imóvel sempre pede por algum tempo de pesquisa, principalmente para quem quer fazer uma boa economia. Afinal, quem está informado sai na frente e pode poupar bastante. Sendo assim, vale bastante a pena saber mais sobre a modalidade SBPE de financiamento para propriedades.
Uma das linhas de crédito mais buscadas para quem quer uma opção diferenciada de parcelamento e financiamento, o SBPE precisa ser considerado com atenção por potenciais compradores. Hoje você vai saber o que é essa modalidade, como ela funciona, quais as vantagens e qual a diferença para o Minha Casa, Minha Vida. Confira para se informar.
O que é o SBPE
SBPE é uma sigla para Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo. Esse sistema nada mais é do que outra opção de linha de crédito destinada especificamente para compras de imóveis e de terrenos. O SBPE é oferecido tanto por instituições financeiras privadas quanto públicas.
A partir dessa modalidade de financiamento, é possível comprar casa em Campo Grande e ter até 35 anos para pagar. Nesse financiamento habitacional, há a facilitação de 80% do valor do imóvel em parcelas ao longo dos anos. Mas um dos grandes diferenciais é que o comprador pode possuir outro imóvel em seu nome.
Quem pode utilizar o SBPE
Para se beneficiar dessa linha de crédito, o usuário precisa de uma renda familiar mínima de R$ 5 mil.
As taxas de juros costumam variar de acordo com a instituição financeira, portanto vale a pena pesquisar em alguns bancos para descobrir qual deles tem a melhor opção na sua cidade.
Uma boa negociação geralmente garante entre 8,4% e 9,7% + Taxa Referencial (que atualmente está zerada) por ano.
Como funciona o financiamento SBPE
A partir da visão da instituição financeira, o SBPE pode propiciar taxas de acordo com a quantidade de depósitos que os correntistas fazem em suas poupanças. Isso quer dizer que, quanto mais os usuários de um banco poupam, maior será a concessão de dinheiro que pode ser oferecida.
Isso acontece pois, graças a uma resolução nacional, instituições financeiras precisam destinar entre 65% e 100% de seus fundos para liberação de financiamentos imobiliários.
A modalidade SBPE também pode funcionar como amortização, desde que não comprometa mais de 30% da renda familiar bruta.
Condições básicas para a contratação do SBPE
Ser maior de 18 anos (ou emancipado com mais de 16 anos)
Ser brasileiro ou estrangeiro com visto de permanência
Comprovação de renda
Não ter o nome sujo no SPC ou Serasa
Vantagens do SBPE
O Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo é largamente utilizado para quem quer comprar um imóvel que está acima do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Digamos que você está buscando por apartamentos à venda em Campo Grande, mas o que interessou a você passa do limite de avaliação do SFH. É exatamente aí que o SBPE pode auxiliar.
Além disso, o SBPE também é de grande valia para quem não tem a opção de usar os recursos do FGTS na aquisição da casa própria. Fora que esse sistema de financiamento também pode ser utilizado na aquisição de um segundo imóvel, ao contrário de outras modalidades.
Diferença para o Minha Casa, Minha Vida
A principal diferença do SBPE para o Minha Casa, Minha Vida é que o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo costuma ser voltado para públicos com uma renda familiar maior. Por conta disso, ele é utilizado na maioria das vezes como carta de crédito, ao contrário do famoso programa governamental.
Em contrapartida, o MC,MV oferece taxas de juros e parcelas abaixo do mercado por conta de subsídios do governo. No fim das contas, o SBPE é feito sob medida para quem não pode aproveitar as facilidades do Minha Casa, Minha Vida, mas precisa de uma boa opção de financiamento.
–