Extraído: Editorial – Jornal Diário MS

O Mato Grosso do Sul e particularmente a cidade de Dourados perderam ontem um dos seus cidadãos mais ilustres, honrados, probos e intransigentes na defesa bem comum: Ailton Stropa Garcia, um homem que além de operador do Direito, tendo começado a vida advogando e depois assumindo o cargo de Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, também amava o bom jornalismo, profissão que exerceu por um longo período antes do Direito lhe consumir todo o tempo.
Era um homem de fino trato, educadíssimo, de voz mansa, pacato e que sempre enxergava virtude no ser humano.
Fará falta não apenas aos seus, mas a todos aqueles que com ele conviveram. Jornalista, radialista, advogado, empresário, produtor rural bem sucedido, juiz de Direito e, por fim, advogando após a aposentadoria, Ailton Stropa Garcia tinha sua maior virtude não como profissional dedicado e pai de família exemplar, mas sim como ser humano temente a Deus, preocupado com o próximo, amigo dos amigos e de uma lealdade sem igual com aqueles que praticavam o bem.
Vibrava com as iniciativas que amenizavam o sofrimento dos menos favorecidos pela sorte, como a instalação recente da Geladeira Solidária na Igreja Batista de Dourados, onde congregava.
Formado pela Faculdade de Direito de Araçatuba, no interior de São Paulo, Stropa era mestre na mesma área pela Universidade de Brasília (UNB). Adorava escrever, tanto que foi autor de obras como “Direito e Legislação”, “Quando Tremem as Colunas” e “Momentos Jurídicos”, sendo, mais tarde, eleito membro da Academia Douradense de Letras. Foi no dia 16 de junho de 1988 que Ailton Stropa Garcia foi empossado na IX Turma de Juízes Substitutos do Estado de Mato Grosso do Sul e, desde então, passou a colecionar amigos por todas as Comarcas onde atuou.
Ailton Stropa Garcia foi um magistrado que orgulhava não apenas o Poder Judiciário, mas, sobretudo aqueles que buscavam por Justiça. Acessível, com as portas do gabinete sempre abertas, sem nunca alterar a voz e ser desrespeitoso, Ailton Stropa Garcia sabia percorrer, como poucos, o caminho da sensatez, do equilíbrio, da aplicação da lei e da verdadeira Justiça.
Espelho para os filhos e para uma legião de advogados, o Dr. Ailton Stropa Garcia já deixa saudades e fica a expectativa para que todo legado de bondade, serenidade e respeito ao próximo se perpetue ad eternum.