Após a autorizar o uso da tropa de choque do Estado para tentar acabar com as manifestações dos indígenas em Dourados, o governador Eduardo Riedel (PSDB) usou as redes sociais para destacar o acordo entre os representantes das aldeias Jaguapiru Bororó e a representante da Secretaria de Estado e Cidadania, Viviane Luiza, visando o fim do bloqueios na MS-156, que resultou no conflito com a força policial na quarta-feira (27).
Em sua página oficial do Instagram, enquanto cumpria agenda em Brasília (DF), o governador comemorou o fim dos bloqueios e se comprometeu em não deixar faltar água à comunidade indígena de Dourados. Ele citou inclusive a viabilização de recursos financeiros para oito aldeias no Estado.
E mesmo autorizando a tropa de choque para conter os protestos, onde resultou em dezenas de indígenas feridos, incluindo mulheres, em sua fala o governador Riedel, afirmou manter um “diálogo permanente” com a comunidade das aldeias e citou “normalidade”. (Vídeo abaixo)
“Temos que ter ordem, organização e diálogo permanente. Fico feliz que o nosso time em Dourados chegou ao bom termo com a comunidade para gente seguir com a vida normal”, disse.
REUNIÃO
A reunião entre representantes dos indígenas e do Governo do Estado, aconteceu ontem (28), na sede do MPF (Ministério Público Federal), em Dourados, onde o Governo de Mato Grosso do Sul assumiu o compromisso de perfurar dois poços na Reserva Indígena, concluindo as obras até 15 de março de 2025.
Segundo informações no portal do Governo do MS, até que chegue ao fim essa construção, as aldeias serão abastecidas diariamente com caminhões pipas ofertados pelo Estado. A previsão é que R$ 490 mil sejam utilizados na obra.
Assista:
Crédito: João Pires