sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Após reunião na Aced, minuta sobre acessibilidade será encaminhada à Câmara de Dourados

Foi aprovada a minuta que estabelece normas gerais de acessibilidade para adequação do procedimento para renovação de alvará de funcionamento aos empresários. Leia mais…

Compartilhar

Comissão aprova minuta sobre acessibilidade que será encaminhada para aprovação na Câmara de Vereadores de Dourados (Foto - Divulgação)

Assessoria

 

Comissão aprova minuta sobre acessibilidade que será encaminhada para aprovação na Câmara de Vereadores de Dourados (Foto - Divulgação)

 

A Associação Comercial e Empresarial de Dourados – ACED, participou na manhã desta terça-feira, dia 20, de uma reunião com representantes da Prefeitura Municipal de Dourados e entidades, para aprovar a minuta que estabelece normas gerais de acessibilidade para adequação do procedimento que gera concessão e renovação de alvará de funcionamento aos empresários do Município.

 

A proposta está alinhada com o artigo 60, inciso 1º da Lei Federal nº 13.146/2015 do Estatuto da Pessoa com Deficiência, que estabelece regras de certificação de acessibilidade, no que tange as pessoas com deficiência. A iniciativa do poder público, em construir uma solução conjunta com as entidades representativas do empresariado, mostra o alinhamento entre os três poderes em prol de um único objetivo, um município melhor.

 

Para o diretor da ACED, Nelson Eduardo Hoff Brait, o principal objetivo da união é evitar um gargalo nos serviços de liberação de alvarás. “Após diversas reuniões, optamos por criar uma regulamentação inteligente para atender todos os setores, assegurando a acessibilidade e a proteção dos direitos das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Agora, a minuta será revisada pela Procuradoria Geral do Município e logo após será encaminhada ao Legislativo, para ser colocada em pauta”, disse.

 

Já para o secretário municipal de Serviços Urbanos, Romualdo Diniz Salgado Júnior, um ponto importante nesse trabalho, foi a união do serviço público com o privado, permitindo que os portadores de deficiência tenham condições de exercer sua cidadania. “Essa união nos mostrou que é possível trabalhar em conjunto e construir algo sólido para nossa Dourados. Só conseguimos chegar a um ponto em comum, porque tivemos a participação de pessoas comprometidas”, enfatizou.

 

A reunião foi realizada no auditório da ACED seguindo todos os protocolos de biossegurança. Estiveram presentes, Paulo César Figueiredo, representando a vigilância sanitária; o vereador Fábio Luis da Silva, representando a Câmara Municipal de Dourados; Adriana Benício, representando a Seplan; o diretor jurídico da ACED, Leandro Belon; Francisco Cardoso representando a Sescon; Talyta Moreira, representando o setor de alvará da Prefeitura de Dourados e o secretário Cleriston José Recalcatti, representando a secretaria de Desenvolvimento Econômico de Dourados.

Últimas notícias