João Pires
Atletas douradenses adotaram o Parque dos Ipês como o principal ponto de encontro para treinos de basquete. O esporte é praticado todos os domingos pela manhã e reúne entre 30 a 60 pessoas, divididos em três equipes.
O local é considerado pelos próprios jogadores como a “Casa do Basquete” e tem atraído novos atletas sem distinção de idade, como é o caso da equipe ‘Master Dourados Basquetebol’, formado na maioria por frequentadores do parque desde a sua fundação, na década de 90.
Marlon Matozzo, da equipe Master, afirma que a paixão pelo esporte tem motivado outros atletas aderirem ao grupo e conquistado diversos apoiadores que incentivam os treinamentos. “Desde a inauguração do Parque dos Ipês eu frequento este local, sempre treinando basquete com os amigos. Hoje posso ver o resultado desta união, principalmente na interação entre ex-atletas e professores de Educação Física”, comenta.
Outras duas equipes também participam dos treinos domingueiros, a DBC (Dourados Basquete Clube) e o grupo dos frequentadores. Mattozo conta que recentemente a equipe DBC conquistou o vice-lugar no campeonato em Ponta Porã e atingiu resultado positivo nos quatro amistosos realizados em Maracajú, Fátima do Sul e Caarapó. “Durante as competições que participamos em nenhuma partida atingimos o placar abaixo de 80 pontos”, afirmou ao Estado Notícias.
Cleudson Octávio Richetti é um dos integrantes da equipe Master há mais de um ano. Ele considera a liderança do atleta Marlon Matozzo fundamental para a continuidade dos treinos, tanto no controle de presença, como no convite aos novos integrantes. “Um amigo convidando o outro.”, disse.
Cleudson afirma ainda que o crescimento das equipes aconteceu naturalmente. “Vejo no basquete a oportunidade de encontrar e também rever velhos amigos, como é o caso de algumas pessoas de outras cidades e até de outros estados, que ao passarem por Dourados participam dos treinos com a gente”, relatou.
A equipe possui uma página no facebook intitulada Master Dourados Basquetebol, onde os atletas compartilham fotos e interagem com os demais participantes do grupo.
Os treinamentos acontecem aos domingos, na quadra de esportes do Parque dos Ipês, centro de Dourados, das 7h às 11 horas.
ASSISTA: