quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Audiência pública debaterá Plano Municipal de Saneamento Básico

No dia 29 próximo, uma audiência pública no auditório do Centro Administrativo Municipal debaterá o PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico) de Dourados.

Compartilhar

Plano de Saneamento Básico de Dourados foi discutido recentemente na Câmara Municipal (Foto:Divulgação)

Assessoria

 

Plano de Saneamento Básico de Dourados foi discutido recentemente na Câmara Municipal (Foto:Divulgação)

No dia 29 próximo, uma audiência pública no auditório do Centro Administrativo Municipal debaterá o PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico) de Dourados. A Prefeitura, por meio dos setores competentes, tem trabalhado para estruturação do Plano, com base técnica e participação social no direcionamento do projeto que atenderá às demandas dos serviços para os próximos 20 anos.

 

A Semop (Secretaria Municipal de Obras Públicas), por meio do Núcleo de Gestão Ambiental, e a Secretaria de Planejamento destacam a importância da ação, que envolverá também as instituições parceiras do projeto (órgãos ligados ao meio ambiente e universidades) e apresentará os eixos finais. A apresentação da versão preliminar do Plano será feita pela empresa contratada (Groen Engenharia e Meio Ambiente).

 

Recentemente, técnicos da administração apresentaram à prefeita Délia Razuk as etapas do projeto traçadas com prioridade na preocupação da gestão em um atendimento eficaz no que diz respeito aos serviços de abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos, drenagem urbana e manejo de águas pluviais.

 

A Administração tem constituído o plano com encaminhamentos sobre a sustentabilidade e economia no município. O mesmo contemplará um diagnóstico da situação atual, seus impactos na qualidade de vida da população e prognostica as demandas dos serviços para as próximas duas décadas, conforme destacado.

 

Dentre os objetivos estão obedecer à exigência legal aos titulares de serviço público de saneamento básico, de acordo com Lei Federal 11.445/200; auxiliar o município a identificar problemas atuais dos quatro eixos do saneamento; determinar ações e alternativas para atendimento da demanda atual e de expansão; estabelecer objetivos, metas e investimentos, a fim de alcançar a melhoria dos serviços; contribuir para o desenvolvimento sustentável do município.

 

O andamento do PMSB, bem como plano de trabalho, equipe responsável, diagnóstico e órgãos parceiros podem ser acompanhados no site da prefeitura www.dourados.ms.gov.br no link informações e serviços/ plano de saneamento.

Últimas notícias