Assessoria PMB

A Prefeitura de Batayporã, através da Secretaria Municipal de Saúde, está mobilizada para participar da caminhada “Passos que Salvam”, que ocorrerá no dia 26 de novembro. Movimento que faz alerta para o diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes.
Além de disseminar essa importante informação, a iniciativa visa arrecadar fundos para o tratamento dos pacientes no Hospital de Câncer Infantojuvenil, em Barretos. Os interessados em participar da caminhada podem adquirir um kit com camiseta, boné e ‘sacochila’, e desta forma estarão contribuindo com a Fundação Pio XII.
Uma equipe da Secretaria de Saúde está responsável pela venda dos kits personalizados, que custam R$ 35,00.
Segundo a secretária Marcela Leite, a caminhada em Batayporã acontecerá simultaneamente com vários municípios brasileiros e deve iniciar na Secretaria Municipal de Saúde, seguir pela Avenida Brasil com retorno ao ponto de partida. O início está previsto para as 8h30.
“A ideia ao integrar o município à campanha é esclarecer, conscientizar e despertar a atenção de toda a população para os primeiros sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes”, observou a Gestora.
A Caminhada “Passos que Salvam” começou em 2012, com a participação de apenas 22 municípios, mas vem ganhando proporções cada vez maiores e hoje conta com a adesão de mais de 400 cidades. Em Mato Grosso do Sul, além de Batayporã, o movimento acontecerá em Nova Andradina, Ivinhema, Taquarussu e outros 25 municípios.
A meta é fazer com que a Caminhada “Passos que Salvam” se torne algo grandioso quanto ao “Outubro Rosa”.
Diagnóstico – Conforme informações do Hospital de Câncer de Barretos, algumas vezes o diagnóstico é feito tardiamente porque a apresentação clínica e as características de determinados tipos de tumores podem não diferenciar muito de doenças comuns na infância. Por isso, o conhecimento acerca do câncer é determinante para um diagnóstico seguro e rápido.
Entre os sinais e sintomas mais comuns da doença estão dores de cabeça pela manhã e vômito; caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, ínguas que não resolvem; dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades das crianças; manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas; aumento de tamanho de barriga e brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash.