segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Bombeiros atendem emergência em simulação de incêndio em creche de Dourados

Projeto desenvolvido pela Creche André Luiz, colocou em prática o plano de evacuação e instruções gerais de segurança aos alunos. Leia mais...

Compartilhar

João Pires

 

Bombeiros fazem demonstração de combate a incêndio, aos alunos da creche André Luiz (Foto - João Pires)

 

Um princípio de incêndio resultou na evacuação de emergência de 238 crianças, hoje (23) pela manhã, na Creche André Luiz, localizada no Jardim Londrina, em Dourados. A ação fez parte do ‘Projeto Bombeirinhos’ e foi uma simulação coordenada pelo Corpo de Bombeiros em parceria com o projeto idealizado pela instituição.

Professores e funcionários recebem orientações dos bombeiros (Foto - João Pires)

 

A ocorrência chamou atenção dos alunos, com relação aos procedimentos que devem ser adotados em caso de uma emergência. Durante a simulação as crianças foram orientadas pelos professores para manterem a calma e foram conduzidas em grupo e enfileiradas até a calçada.

 

De acordo com o Subtente Arã, responsável pelo treinamento, no processo de evacuação de escolas e creches é fundamental que os professores mantenham a calma, pois são eles que conduzirão os alunos para fora do local do incêndio. “Se for observado um principio de incêndio, imediatamente deve ser feia a evacuação das salas de aulas, antes mesmo da chegada dos bombeiros”, ressalta.

 

A simulação chamou atenção das crianças hoje (23) pela manhã, na Creche André Luiz (Foto - João Pires)

 

O subtenente enfatizou ainda ao Estado Notícias, quanto a importância dos treinamentos, como simulações e palestras direcionadas aos professores e funcionários. Na Creche André Luiz, por exemplo, foram feitas palestras, onde foram abordados temas como prevenção de incêndios e primeiros socorros. “Somos responsáveis na formação destes pequenos. Alguns inclusive me disseram que vão ser bombeiros quando crescerem”, comentou.

 

Crianças foram orientadas durante evacuação das salas de aulas até a rua (Foto - João Pires)

 

PROJETO BOMBEIRINHO

 

O “Projeto Bombeirinho” foi idealizado pela coordenadora Katy Beloto e a professora Eliane Eurides, com o propósito de oferecer maior segurança e prevenção aos 250 alunos matriculados em tempo integral na Creche. “A principio a ideia era somente palestras aos funcionários, porém, sentimos a necessidade de ampliar o projeto e em parceria com o Corpo de Bombeiros desenvolvemos este plano de evacuação de emergência”, afirmou Katy Beloto.

 

Subtenente acompanha a evacuação dos alunos durante a simulação (Foto - João Pires)

 

Já a dona Josephina Capilé, presidente da Creche André Luiz há 37 anos, ressaltou a importância da simulação. “Desde cedo as crianças devem estar atentas aos perigos e saber como se livrar deles. Para isso, fizemos palestras e distribuímos cartinhas, além da colaboração dos bombeiros”, enfatizou.

 

A Creche André Luiz é uma entidade particular, porém, não tem fins lucrativos e depende de convênios para arcar com todas as despesas. Também oferece atendimento desde o berçário em tempo integral, com pelo menos 70 funcionários.

 

ASSISTA:

 

Últimas notícias