Assessoria CMD

A Câmara de Dourados realiza nesta segunda-feira (21) a entrega do Prêmio Ildefonso Ribeiro da Silva, que tem como objetivo enaltecer a produção literária de Mato Grosso do Sul. Este ano a homenageada será a poetisa e membro fundador da Academia Douradense de Letras, Heleninha de Oliveira.
Criada através de decreto legislativo, o prêmio visa valorizar a cultura local, estimulando a produção literária e reconhecendo o trabalho de autores do Estado. “É uma honra homenagear os autores de Dourados, pois é uma cidade rica em cultura, porém não é reconhecida pela população”, comentou a Presidente da Câmara de Dourados, Daniela Hall (PSD).
A homenagem é feita anualmente, durante sessão solene da Casa de Leis, em conjunto com as comemorações da Semana da Literatura Regional Sul-Mato-Grossense. Os trabalhos foram escolhidos por comissão julgadora previamente designada, com membros de entidades do segmento cultura e de comunicação.
Homenageada
A poetisa Maria Helena Izidório de Oliveira, conhecida como Heleninha de Oliveira, é douradense, nascida em 24/12/1954. Entre as suas publicações estão os livros “Poemas e Poesias: Memórias”, “Desespero Mudo” e “Usina Velha: Raios na Chaminé – Resgate Histórico”.
Os seus trabalhos também foram publicados nos jornais Folha de Dourados, O Progresso, Gazeta Popular, O Jornal, Diário do Povo e Diário MS, além de publicações em Roraima, Paraná e Minhas Gerais.