quinta-feira, 28 de agosto de 2025

CEIM da Vila Vargas atenderá 240 crianças e vai gerar cerca de 40 empregos diretos

Prefeita de Dourados inaugurou na manhã desta segunda-feira, em Vila Vargas, o primeiro centro de educação infantil construído fora da sede do município. Leia mais...

Compartilhar

Délia Razuk anunciou para este ano a entrega de mais três Centros de Educação Infantil (Foto - A.Frota)

Assecom

 

Délia Razuk anunciou para este ano a entrega de mais três Centros de Educação Infantil (Foto - A.Frota)

 

O Centro de Educação Infantil ‘Vô Cazuza’, inaugurado nesta segunda-feira na Vila Vargas, vai oferecer 240 vagas para crianças de até seis anos de idade e vai zerar o déficit na região.

 

A informação é da professora Damares Cristina Vital Negreiro Gueiros, que foi designada coordenadora do novo CEIM por determinação da prefeita Délia Razuk.

 

Além de beneficiar 240 crianças, o CEIM Vô Cazuza, segundo Damares Cristina, vai gerar de trinta a quarenta empregos diretos. “A partir da próxima semana a Secretaria Municipal de Educação fará a lotação de professores, auxiliares de desenvolvimento infantil, vigias, merendeiras e auxiliares de serviços gerais”, disse Damares.

 

“Até o momento cerca de 190 crianças já foram matriculadas”, confirmou a coordenadora, acreditando que antes do início do ano letivo todas as vagas serão preenchidas.

 

A solenidade  reuniu membros da comunidade, além de vereadores, secretários municipais e o deputado estadual José Carlos Barbosa, líder do governo na Assembleia Legislativa. Estavam no evento os vereadores Silas Zanata, Braz Melo, Sérgio Nogueira, Alberto Alves dos Santos, o Bebeto; Madson Valente, Romualdo Ramim, Cido Medeiros e o presidente da Câmara, Alan Guedes.

 

Também prestigiaram a inauguração os secretários municipais de Educação, Upiran Gonçalves; de Serviços Urbanos, Fabiano Costa; de Comunicação Albino Mendes; de Agricultura Familiar, Junior Bittencourt; de Assistência Social, Fátima Alencar; de Administração, Elaine Boschetti; de Fazenda, Carlos Dobes Vieira; de Planejamento, Adriana Benício; de Cultura, Wesley Queiroz; e de Obras, Marise Bianchi.

 

Compareceram a inauguração o diretor da Agência de Habitação Carlos Augusto Pimentel; o diretor da Agência de Trânsito Carlos Fabio Serlhost dos Santos; e o procurador-geral do município Sérgio Henrique Martins de Araújo.

 

Em seu discurso o secretário de Educação Upiran Gonçalves ressaltou a importância da educação infantil como a base da formação dos cidadãos. “A inauguração deste de CEIM representa mais um tijolo colocado na edificação da educação nacional”, disse ele.

 

O Ceim em Vila Vargas atenderá 240 crianças até seis anos de idade (Foto - A.Frota)

 

O vereador Cido Medeiros disse que a Vila Vargas vai ficar na história por ser o primeiro distrito do Brasil a ganhar um CEIM. Já o vereador Madson Valente disse que o CEIM representa a luta de vários anos da comunidade, em conjunto com a classe política. “Valeu a pena esperar”, disse Valente.

 

O presidente da Câmara Alan Guedes elogiou a prefeita Délia por ter conseguido concluir a obra depois de anos parada. “Ninguém faz nada sozinho”, disse Guedes ao lembrar que Délia procurou ajuda em todas as esferas dos Poderes para concluir o prédio e entregar para a comunidade.

 

O vereador Sérgio Nogueira que, a exemplo de Bebeto e Madson, mora na Vila Vargas, disse que “o momento é de gratidão por mais esta obras concluída e entregue a comunidade”.

 

O vereador Alberto Alves dos Santos, o Bebeto, falou de sua amizade com Vô Cazuza e ressaltou a importância da homenagem para uma das mais importantes famílias de Vila Vargas. “Passaram três presidentes da República para que a obra fosse concluída”, disse Bebeto, que ressaltou a coragem de Délia Razuk “que não se esmoreceu, foi atrás e conseguiu terminar a obra”.

 

O deputado José Carlos Barbosa, o Barbosinha enalteceu a força e a união dos moradores da Vila Vargas que, com o apoio e a união da classe política, conseguiu realizar mais este sonho.

 

Glaucia Leite, neta do homenageado, fala em nome da família e destaca legado do avô (Foto - A.Frota)

 

VÔ CAZUZA

 

A professora Gláucia Leite, neta de José Marques da Silva, o Vô Cazuza que foi homenageado ao emprestar o nome para o Centro de Educação Infantil da Vila Vargas, afirmou que o avô “não tinha estudo, mas sabia o valor da Educação”.

 

Sabendo da importância da Educação, um grande número de filhos e netos foi à universidade e hoje atuam em várias áreas, como a própria educação e a enfermagem.

 

Gláucia, que é professora da Rede Municipal de Ensino, discursou na solenidade de inauguração do primeiro CEIM construído em um distrito, falando em nome da família do homenageado.

 

Vô Cazuza nasceu na cidade baiana de Itanagé e chegou à região da Vila Vargas em meados da década de 1960. Foi casado com Maria Barbosa, com quem tem os filhos Creuzimar, Creuza, Cleide, Crosmarina e Creosvaldo.

 

Começou a trabalhar muito cedo e foi agricultor por várias décadas além de atuar no comercio. Considerado um dos pioneiros da historia de Vila Vargas durante a vida conquistou a confiança da população por causa de sua simpatia, bondade e generosidade.

 

Últimas notícias