Secretário de Governo, Henrique Sartori, e o ministro da Cidadania, João Roma (Foto: Assecom)
O secretário de Governo da Prefeitura de Dourados, Henrique Sartori, esteve em Brasília para destravar projetos e obras importantes para a cidade. Na ocasião, ele se reuniu com o ministro da Cidadania, João Roma.
Na conversa, o secretário falou de projetos que o município tem e que hoje estão paralisados. “Temos a construção de novos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e também de um Centro Pop, com o qual Dourados foi contemplada. Além disso, também fizemos o alinhamento institucional com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Antes de viajar, eu conversei com a secretária Elizete (titular da pasta) para apresentar outras demandas”, disse Sartori.
O secretário ressaltou a importância do bom relacionamento entre Prefeitura e Ministério. “O João Roma é um grande amigo, conhece o Alan, sabe do nosso compromisso em Dourados. O encontro foi muito produtivo, falamos sobre projetos para o esporte, a cidadania e a assistência social”, explica.
Ainda em Brasília, Sartori também foi ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), onde foi recebido pelo diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais da autarquia, Gabriel Vilar, que trata da integração municípios, obras e programas educacionais.
“Dourados tem um excelente relacionamento com o Governo Federal e com os ministérios. Fomos recebidos de forma muito cordial pelo ministro, assessores e demais membros do Governo”, finaliza.
Vereadores ouviram as demandas dos acadêmicos do curso de medicina da UFGD (Foto – Valdenir Rodrigues)
No ‘Café com o Presidente’ desta quarta-feira (03), os vereadores receberam representantes do curso de medicina da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Em pauta, os estudantes pediram apoio da Câmara Municipal para disponibilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para os cursos da área da saúde. Os equipamentos são de extrema necessidade para que acadêmicos possam realizar o estágio no Hospital Universitário, Hospital da Vida e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
A preocupação dos acadêmicos se deve principalmente pelo retorno as aulas na UFGD, previstas a partir da próxima segunda-feira (08). De acordo com os estudantes, algumas turmas deverão ter aulas práticas e, consequentemente, aumentará a demanda de EPIs nos locais de estágio. “Acreditamos que a disponibilidade de EPIs a todos os alunos, sejam na área da saúde ou não, o retorno das aulas pode acontecer mais rápido e assim diminuir o tempo perdido”, considera o estudante Altair Meirelles, presidente do centro acadêmico.
Outro pedido dos estudantes é com relação ao aumento das turmas em regime de ‘internato’, que ocorreu devido ao acesso ao vestibular semestral. No entanto, não houve a ampliação no número de preceptores para auxiliar na formação durante as aulas práticas. “Se existissem bolsas para preceptoria nos campos de estágio de saúde pública, contribuiria para a diminuição do número de alunos por estágio, facilitando assim a comunicação entre médico e aluno e melhorando o aprendizado e valorizando a classe dos docentes”, considera os estudantes.
Para o presidente do Legislativo, Laudir Munaretto (MDB), a luta dos acadêmicos é justa e coerente em exigir materiais de proteção individual durante os estágios que fazem parte das aulas práticas. Neste sentido, ele sugere uma campanha de doação de EPIs envolvendo instituições públicas e a iniciativa privada na arrecadação destes equipamentos.
Laudir ressaltou ainda o propósito da reunião em auxiliar e buscar soluções para as demandas apresentadas pelos diversos segmentos da sociedade. “Estamos sempre à disposição para ouvir as demandas apresentadas e juntos encamparmos seja com a iniciativa privada ou pública as doações destes equipamentos de proteção”, ressaltou Laudir.
Participaram do encontro os vereadores que compõe a Comissão de Saúde da Casa, drº Diogo Castilho (presidente) e Liandra Brambilla (membro) e o vereador Daniel Junior (Patriota).
O ‘Café com o Presidente’ acontece todas as quartas-feiras, na Câmara de Dourados, com o propósito de ouvir os diversos segmentos da sociedade organizada e setores produtivos do munícipio.
A Prefeitura de Dourados tornou público na terça-feira (02) o edital de classificados no processo seletivo da Semed (Secretaria Municipal de Educação de Dourados) para contratação temporária de auxiliares de apoio educacional. Entre as funções disponíveis estão: servente e zelador.
A partir da publicação do edital, os classificados têm até dois dias (quarta e quinta) para apresentação de recursos. Na sexta-feira (04), será publicado o edital final com o resultado do julgamento de todos os recursos. Somente depois desta etapa, haverá o chamamento dos selecionados para a vaga.
Passo a passo
Conforme o publicado no edital das vagas, o recurso deve ser entregue na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Coronel Ponciano, n. 1.500, Parque dos Jequitibás, Dourados – MS, CEP 79840-380, das 07h30 às 12h30.
Não serão aceitos recursos interpostos fora dos prazos previstos, assim como, recursos via postal e por e-mail. No recurso deverão constar: Nome do candidato; Cópia da ficha de inscrição realizada no site; Função pretendida no ato da inscrição, e o motivo do recurso. Os recursos fora deste padrão não serão analisados. Após a apreciação dos recursos, o Resultado Final do Processo do Seletivo Simplificado será homologado pela Secretaria Municipal de Educação e publicado no Diário Oficial.
Chamada e Contratação
Quando for publicada a chamada com os selecionados para as vagas, o candidato deverá apresentar documento de identificação com foto, apresentar cópia simples e originais dos documentos comprobatórios do TEMPO DE SERVIÇO, informado no ato da inscrição, na função escolhida (servente ou zelador), de acordo com as exigências estabelecidas na legislação e no edital.
Os candidatos que não comprovarem as informações inseridas na inscrição serão automaticamente desclassificados. Caso o candidato não se apresente no dia, local e horário estabelecido, será automaticamente desclassificado, sendo chamado o candidato subsequente. Não haverá tolerância de tempo para o candidato iniciar suas atividades, ou seja, após ser chamada, o selecionado precisa comparecer IMEDIATAMENTE ao local de trabalho designado. O não comparecimento imediato tornará sem efeito a contratação.
A convocação será por Diário Oficial, podendo ser feita via telefone e, posteriormente, publicado em Diário Oficial, conforme conveniência da Secretaria Municipal de Educação, não se responsabilizando por ligações não atendidas, números informados incorretamente ou números que não possam ser contatados por serem de outro Estado da Federação.
A secretária municipal de educação, Ana Paula Benitez, ressalta aos candidatos a importância de estar com a documentação em dia. “Sem os documentos mencionados no edital, o candidato será desclassificado. Por isso, por favor, confiram todos os documentos, veja se está tudo ok, leia o edital de novo”, disse.
O edital, com os nomes dos classificados, pode ser acessado clicando neste link.
Além do bloqueio químico, uma limpeza anterior foi realizada (Foto - Divulgação)
Com intuito de preservar o Teatro Municipal, a Prefeitura de Dourados intensificou as ações de limpeza no local. No sábado (27) o espaço recebeu ações de bloqueio químico contra insetos, principalmente contra cupins que estavam consumindo a madeira da parte interna.
Foi aplicado, por meio de nebulizadores, um produto específico para o extermínio dos insetos. Antes da ação técnica, foi feita uma limpeza geral do local. Dois caminhões de lixo foram retirados do fosso do teatro. No local, a equipe encontrou muitas peças, mas nada pode ser aproveitado.
“Tinha roupas da banda que poderíamos usar até no museu, mas a falta de cuidado e armazenamento danificou tanto que tivemos de descartar”, lamentou o secretário de Cultura Francisco Marcos Rosseti Chamorro.
O objetivo, como informou o secretário, é eliminar cupins, baratas e formigas, “visando sempre a preservação da saúde de todos”, resumiu. O próximo passo é a limpeza das caixas da água do Teatro. O produto químico usado contra os insetos é inofensivo à saúde das pessoas e ao meio ambiente.
Vereador Liandra Brambilla pede operação tapa-buraco nas proximidades do Hospital Universitário (Foto - Valdenir Rodrigues)
A vereadora Liandra Brambilla (PTB) solicitou à Prefeitura de Dourados a execução de operação tapa-buraco ou recapeamento na rua Ivo Alves da Rocha. A via dá acesso ao HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados) e a dois cemitérios particulares.
Segundo a parlamentar, a via está muito danificada e é utilizada por usuários não apenas do hospital, como também por moradores e comerciantes da região. Muitas ambulâncias utilizam a rua e atualmente encontram dificuldades ao trafegar pela via devido aos buracos, causando desconforto e perigo aos enfermos e pacientes, além do risco aos motoristas e ciclistas.
“É de extrema importância o atendimento à indicação proposta, a fim de incluir no planejamento, a execução desses serviços, e oferecer condições de utilização adequada da via, com segurança aos motoristas, ciclistas e pedestres”, destaca a vereadora.
Novas sinalizações é recomendado aos condutores que redobrem a atenção (Foto - Divulgação)
A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito em Dourados) inseriu uma nova sinalização da rua Coronel Ponciano, no trecho entre a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e o Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul).
A ação faz parte do contrato assinado entre uma empresa instalada na região e a administração municipal, em uma parceria público e privado, para melhorar o tráfego no local. Foi instalado um semáforo na frente do estabelecimento e um recuo de acesso foi sinalizado para facilitar a entrada na pista. Também foi feita a sinalização horizontal, com a pintura da pista, e vertical, com a instalação de placas.
“Colocamos a sinalização para trazer segurança para conversão a esquerda, principalmente no acesso ao mercado, e estendendo o trecho da UPA para resolver a divisão do fluxo Sul/Norte e Norte/Sul”, explicou o gestor de trânsito da Agetran, Cristian Lelis.
Com essas novas sinalizações é recomendado aos condutores que redobrem a atenção nestas vias. Essas mudanças têm como objetivo oferecer segurança e melhorar a organização do trânsito em pontos específicos da nossa cidade.
A desobediência a sinalização está sujeita as medidas administrativas regulamentadas pelo Código de Trânsito Brasileiro, descritas logo abaixo.
A DESOBEDIÊNCIA A SINALIZAÇÃO
Art. 181. Estacionar o veículo: (Grave – 5 Pontos – R$195,23)
VIII—no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como
nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento,
marcas de canalização, gramados ou jardim público:
Art. 182. Parar o veículo: (Leve – 3 Pontos – R$88,38)
VI—no passeio ou sobre faixa destinada a pedestres, nas ilhas, refúgios, canteiros centrais e
divisores de pista de rolamento e marcas de canalização:
Art. 193. (Gravíssima x3 – 7 Pontos – R$880,41)
Transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos.
Capacitação dos agentes de saúde segue todas as normas de biossegurança (Foto: Marcos Macedo)
A SEMS (Secretaria Municipal de Saúde de Dourados), através do Departamento de Atenção Primária, está realizando a capacitação de agentes comunitários de saúde sobre o Programa Rastrear, do Governo do Estado, que monitora os casos de COVID-19.
A capacitação que está acontecendo é fruto do projeto que foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde “Capacitando Quem Faz”. Ela foi pensada para preparar os agentes para o desenvolvimento de um trabalho auxilie na interrupção da cadeira de transmissão.
Realizar o monitoramento diário de pacientes de coronavírus e de seus contatos, a fim de quebrar a cadeia do vírus e diminuir a taxa de contágio no Estado, este é o objetivo do Rastrear, iniciativa do Governo do Estado, por intermédio da SES (Secretaria de Estado de Saúde).
Com isso, os agentes passam a ter contato com os casos suspeitos/confirmados, e também com a família. O treinamento está acontecendo na Universidade Anhanguera, na Rua Manoel Santiago, número 1155, Jardim Itaipu. A capacitação é ministrada pela enfermeira Vanina Batista de Oliveira.
Rastrear
O Programa Rastrear foi desenvolvido em parceria com a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde). Na prática, o programa permite que as secretarias de saúde tenham a localização e a identificação dos infectados. A partir dessa identificação, as equipes de saúde vão elaborar uma estratégia de monitoramento diário de aparecimento de sinais e sintomas de Covid.
A partir desta quinta-feira (25), novas medidas serão adotadas para o combate à Covid-19 em Dourados. As novas regras foram estabelecidas após o trabalho minucioso do secretariado do prefeito Alan Guedes e entre as principais alterações estão: bares ficam equiparados a restaurantes e podem funcionar até às 22h; eventos e festividades passam a ser liberados desde que tenham um plano de biossegurança e respeitem a lotação máxima de 80 pessoas, as conveniências vão poder funcionar até às 20h com abertura ao público, e depois deste horário, e até às 22h, o atendimento deverá ser feito no estilo pegue e leve.
As novas medidas de prevenção do contágio do Coronavírus – COVID-19 estão detalhadas no Decreto n°129 de 24 de fevereiro de 2021, e as novas diretrizes de biossegurança para o retorno do setor de eventos estão disponíveis no Decreto n° 133, mesma data, ambos publicados em edição extra do Diário Oficial de Dourados desta quarta-feira (24).
“Foi um longo trabalho construído a várias mãos, ouvindo sempre o corpo técnico da saúde e também os setores que representam a área econômica de Dourados. As medidas atendem às recomendações, preservando a saúde das pessoas, mas também a nossa economia”, disse o prefeito Alan Guedes.
A Secretaria Municipal de Cultura quer saber onde estão os artistas de Dourados e, por isso, abriu um cadastramento para a classe. A partir da coleta destes dados, o poder público terá mais proximidade para selecionar os artistas para participar de eventos promovidos no município.
Segundo o titular da pasta, Francisco Kinho Chamorro, a secretaria está focada em criar políticas públicas efetivas para a classe artística. “É importante sabermos onde estão os artistas de Dourados. O cadastro é bem simples e fácil de ser preenchido”, afirma.
Após o preenchimento, os dados, com a área de atuação e características do trabalho de cada artista ficará a disposição da secretaria para futuras parcerias.
A prefeitura de Dourados, esclarece que o projeto de lei Nº01/2021, de autoria do próprio poder Executivo (Foto - Divulgação)
A prefeitura de Dourados, esclarece que o projeto de lei Nº01/2021, de autoria do próprio poder Executivo, foi enviado ao Legislativo Municipal para corrigir uma distorção em relação aos secretários, que são servidores públicos efetivos de outros entes federativos (Estado ou União) e que foram cedidos ao município de Dourados.
O projeto aprovado, pela ampla maioria dos vereadores, nesta segunda-feira (22), trata, especificamente, de secretários com cedência para atuar na gestão municipal e nada tem a ver com os demais. Portanto, não é verdade que o projeto aumenta os salários dos secretários municipais, como alguns veículos de comunicação noticiaram, de forma infundada, nesta terça-feira (23).
A prefeitura de Dourados também esclarece que nenhum dos veículos de comunicação, que publicaram as reportagens com informações equivocadas ou infundadas, procurou a administração municipal para saber mais detalhes do projeto, impedindo, assim, a oportunidade do Executivo Municipal esclarecer os fatos.
Segundo o procurador geral do Município, Paulo César Nunes da Silva, o projeto “foi uma forma de equiparar a vinda desses secretários para a municipalidade possibilitando que eles mantivessem seus salários nas suas origens e recebessem, por parte do município, apenas uma gratificação equivalente a 60% do cargo de secretário. Então não há uma criação de novas despesas e sim uma correção de distorções”.
O procurador ainda esclarece que a correção dessa distorção é apenas uma atualização da legislação municipal para que o Executivo possa contar com profissionais e secretários de outras esferas de governo, porque do contrário, “isso não era possível por conta de embaraços legislativos, onde a Legislação da Câmara de Vereadores de Dourados já prevê essa situação, assim como no Governo do Estado e da União”.
Conforme o projeto de lei, o servidor cedido à Prefeitura de Dourados sem ônus para a origem (quando o pagamento dos vencimentos é assumido pelo município) deverá fazer a opção entre a remuneração do seu cargo efetivo de origem e a remuneração do cargo comissionado em que vier a ser nomeado. Desta forma, o servidor que optar por recebimento do salário do seu cargo de origem, terá direito a uma gratificação de 50% do valor da remuneração do cargo comissionado a que for nomeado.
Já o servidor cedido à Prefeitura de Dourados nomeado para o cargo de secretário municipal e optante pela remuneração do seu cargo efetivo de origem, poderá receber uma gratificação de 60% do valor da remuneração do cargo em comissão. Em ambos os casos, para o servidor cedido ao município com salário superior ao do prefeito municipal, será considerado o teto constitucional do respectivo ente cedente (local de origem).
Diante dos fatos, fica evidenciado que não há alterações na remuneração dos secretários municipais e nem mudanças no sistema de salários dos cargos comissionados. A prefeitura de Dourados está e estará à disposição dos veículos de comunicação para dirimir quaisquer dúvidas e ajudar na construção da informação correta e de qualidade à população de Dourados.
Vereadores votaram dois projetos do Executivo durante sessão ordinária na Câmara (Foto - Valdenir Rodrigues)
Em regime de urgência, a Câmara Municipal de Dourados aprovou na sessão ordinária de segunda-feira (22), o projeto de lei Nº01/2021, de autoria do poder Executivo, que autoriza o pagamento de gratificação aos servidores públicos efetivos de outros entes federativos (Estado ou União) cedidos ao município de Dourados.
Conforme o projeto de lei, o servidor cedido à Prefeitura de Dourados sem ônus para a origem (quando o pagamento dos vencimentos é assumido pelo município) deverá fazer a opção entre a remuneração do seu cargo efetivo de origem e a remuneração do cargo comissionado em que vier a ser nomeado. Desta forma, o servidor que optar por recebimento do salário do seu cargo de origem, terá direito a uma gratificação de 50% do valor da remuneração do cargo comissionado a que for nomeado.
Já o servidor cedido a Prefeitura de Dourados nomeado para o cargo de secretário municipal e optante pela remuneração do seu cargo efetivo de origem, poderá receber uma gratificação de 60% do valor da remuneração do cargo em comissão. Em ambos os casos, para o servidor cedido ao município com salário superior ao do prefeito municipal, será considerado o teto constitucional do respectivo ente cedente (local de origem).
O projeto de lei foi aprovado com 17 votos favoráveis e dois contrários e entrará em vigor após ser sancionado pelo Executivo.
PROJETOS EM 1ª VOTAÇÃO
Os vereadores também apreciaram, em primeira votação, outros dez projetos de lei de autoria dos vereadores Maurício Lemes (PSB), Olavo Sul (MDB) e Sérgio Nogueira (PSDB).
Os três primeiros, de autoria de Maurício Lemes, que denomina a rua Projetada 2, localizada no Jardim do Bosque (Canaã 4), como Marina Cerzosimo de Resende; já a via Projetada 3, no mesmo bairro, passa a se chamar Cecy Vasques Pereira; por fim, a Projetada 10, é agora, Daici Montiel Vasques.
A Casa de Leis também analisou e aprovou os projetos de lei do emedebista Olavo Sul, que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município, o Dia do Leitor, comemorado em 7 de janeiro. A segunda proposta corresponde ao Dia do Comerciante, celebrado em 16 de julho. Já a terceira diz respeito ao Dia do Comerciário, lembrado em 30 de outubro.
Também passa a fazer parte desse calendário, o Dia do Vendedor, comemorado em 1º de outubro. Em 14 de março, será lembrado o Dia do Vendedor de Livros, e em 12 de outubro, o Dia do Incentivo à Leitura.
De autoria do vereador Sérgio Nogueira (PSDB), Dourados passa a contar com a Campanha Fevereiro Roxo, que dispõe sobre a conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus.
PROJETOS EM 2ª VOTAÇÃO
Já em segunda votação, a Câmara Municipal de Dourados aprovou ainda o projeto de lei, de autoria do Executivo, que altera dispositivos da Lei Complementar nº 329 de 18 de abril de 2018, que dispõe sobre a estrutura organizacional da prefeitura. Na prática, o projeto altera o artigo 47 da Lei complementar, descentralizando os processos licitatórios, atualmente executados pela Secretária de Fazenda. Com a mudança na legislação, parte destas dos processos licitatórios passarão a ser executados na competência da Secretária Municipal de Administração. Agora, a matéria segue para sanção do prefeito Alan Guedes (PP).
Também foi apreciado o projeto de lei de autoria do vereador Maurício Lemes (PSB), que altera o nome da rua Projetada 1, no Residencial do Leste, para Evaristo Luiz Braga. E, por fim, o projeto de lei que altera de Projetada 1, no Jardim do Bosque – Canaã 4, para Luci de Souza Geremias.
“Operação Carnaval sem COVID19” com o foco de não permitir as aglomerações (Foto - Divulgação)
Durante a operação “Carnaval sem Covid19″, a Guarda Municipal de Dourados intensificou a fiscalização e policiamento para coibir o descumprimento do decreto que proíbe aglomerações. Durante a ação, 160 pessoas foram parar na Delegacia por descumprir o Art. 268 de CP, “Descumprir medida sanitária para contenção de pandemia”.
Além das detenções, outros 522 procedimentos foram realizados durante do carnaval, entre eles: rondas patrimoniais (284), boletins de atendimento (135), boletins de ocorrência (41), ação da Guarda Municipal Ambiental (59), atendimento a demandas de secretarias (15) e apoio a outras forças policiais (5).
O destaque das ações preventivas foi a “Operação Carnaval sem COVID19” com o foco de não permitir as aglomerações, principalmente, com a realização de festas clandestinas. A ação foi encabeçada pela Guarda Municipal com a criação de uma força tarefa, Guarda Municipal, Polícia Militar (3º BPM e 9ª CIA), Polícia Civil, Agetran, Conselho Tutelar e Fiscais da Infância e Juventude com a participação de aproximadamente de 50 agentes em 14 viaturas.
FISCALIZAÇÃO DA COVID-19
Foram 40 atendimentos relacionados à prevenção, fiscalização e controle da propagação da COVID-19; 27 boletins de atendimentos; 13 boletins de ocorrências. Cerca de 160 pessoas foram encaminhadas a Delegacia de Polícia Civil por descumprirem as normas impostas com prevenção a pandemia da COVID-19, sendo tipificadas no ART-268 CP. “Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa:”
Segundo a comandante da Guarda, Graziele Cespedes de Souza Nascimento, todos os dias foram realizadas fiscalizações nos estabelecimentos comerciais. Ela também explica que mesmo com o término da operação, a fiscalização continua. “Quem descumprir as regras estará sujeito as penalidades por infrações sanitárias”, explica.
BOLETINS DE OCORRÊNCIAS
A fiscalização realizada no carnaval também resultou na captura de 10 foragidos da justiça, na prisão de 6 agressores por violência doméstica ou por descumprir medidas protetivas, e também da condução de 4 condutores embriagados e na recuperação de 3 veículos furtados.
Prefeito recebeu do governador do Rotary o pin e a gravata do ano (Foto - Divulgação)
O prefeito Alan Guedes recebeu nesta quinta-feira (18) o governador do Rotary Club – Distrito 4470, Edilson Bigatão, acompanhado do governador selecionado – ano 2023/24, Paulo César Branquinho e do coordenador assistente de imagem pública do Rotary, Hermes de Araujo Rodrigues. Eles colocaram a instituição a disposição da atual gestão para trabalhos em prol da população e para projetos que promovam o desenvolvimento de Dourados.
Bigatão aproveitou a oportunidade para convidar o prefeito para a Conferência da Oportunidade que o Rotary irá promover nos dias 28 e 29 de maio. “Queremos discutir projetos que ajudem o crescimento de Dourados, o Rotary quer ser parceiro da Prefeitura, atrair empresários e através da nossa rede colaborar com o desenvolvimento da região”, declarou o governador.
Branquinho lembrou que o compromisso da associação é com as pessoas. “Estamos à disposição da Prefeitura, o que precisarem da nossa ajuda seja na saúde ou qualquer área que o prefeito achar interessante”, informou.
O prefeito agradeceu o apoio e lembrou que o objetivo é incluir os rotarianos no maior número de projetos possíveis. “O apoio dos rotarianos é muito importante para o nosso trabalho, conheço de perto a associação e sei o quanto podem contribuir com Dourados”, disse Alan Guedes.
Na ocasião o gestor foi presenteado com a gravata do ano e o pin da associação.
Rotary Club
O Rotary International é uma associação de clubes de serviços cujo objetivo declarado é unir voluntários a fim de prestar serviços humanitários e promover valores éticos (expressos através da Prova Quádrupla) e a paz a nível internacional. Existem mais de 34 mil clubes Rotary no mundo, com cerca de 1,2 milhões de membros, chamados rotarianos.
Idosos com 88 e 89 anos podem agendar a partir de hoje a imunização (Foto: Marcos Adriano Macedo)
A Prefeitura de Dourados por meio da Secretaria de Saúde abriu o agendamento para vacinação contra a Covid-19 dos idosos de 88 e 89 anos. As pessoas enquadradas nesse grupo podem ligar a partir de hoje (18) nos postos de saúde do Parque das Nações I e Vila Rosa, pelos telefones da Central de Agendamento (67) 98468 -8399 e (67) 98468 – 8098. “Estamos avançando no calendário e vamos atender conforme a demanda e o número de doses que o município recebe”, explicou o secretário-adjunto de saúde, Edvan Marques.
Os idosos com 90 ou mais continuam recebendo a imunização. Na quarta-feira foram agendados 26 atendimentos para esta quinta, na unidade de saúde do Altos do Indaiá. Até agora, a secretaria de saúde vacinou 5.342 pessoas, destas mais 1150 foram idosos.
O Dsei (Distrito Sanitário Indígena) é responsável pela vacinação da população indígena. Segundo o último relatório, divulgado no dia 11, 5.568 indígenas foram imunizados em Dourados.
“Sabemos a importância da vacina para a melhora da situação epidemiológica, estamos fazendo o possível para vacinar o maior número de pessoas, é uma questão que não depende exclusivamente do município, dependemos do governo federal quando o assunto é aquisição, quantidade e distribuição”, ressaltou Marques.
O secretário ressaltou a importância do agendamento para quem está contemplado na faixa etária. O objetivo é evitar aglomeração no local e manter as medidas de biossegurança.
É importante lembrar que quem toma a vacina não está imunizado no mesmo momento, são, em média, 14 dias para haver uma resposta imunológica. Por isso, a pessoa precisa manter o uso da máscara, evitar aglomerações, higienizar as mãos e objetos e respeitar as recomendações das autoridades sanitárias.
Presidente do Sinjorgran, João Carlos Torraca (Foto - Reprodução/Facebook)
Visando fortalecer a luta pela valorização da categoria, a diretoria do Sinjorgran (Sindicato dos Jornalistas Profissionais na Região da Grande Dourados) abriu nesta semana nova campanha de filiação e refiliação dos profissionais que atuam nos meios de comunicação de Dourados e das demais cidades da sua base jurisdicional. A campanha foi definida em assembleia extraordinária realizada na noite de quinta-feira (11) e se estenderá pelo período de 60 dias.
O presidente do Sinjorgran, João Carlos Torraca, explica que a campanha de refiliação tem por finalidade atrair jornalistas que já foram do Sindicato, alguns inclusive desde sua fundação, mas que por motivos diversos afastaram-se da entidade por alguns anos e, com a renovação da diretoria em 2020, manifestaram interesse em retornar para o quadro de filiados, mas viam como empecilho a quitação da dívida anterior junto a tesouraria do sindicato.
“Chegamos ao consenso, em decisão unânime dos participantes da assembleia, que é preciso fortalecer a luta do sindicato e para isso é imprescindível contar com a experiência de colegas que já formaram trincheiras no Sinjorgran e ainda têm muito a contribuir no dia a dia da entidade representativa dos jornalistas de Dourados e região”, diz o presidente Torraca, lembrando ainda que as redações das empresas de comunicação estão cada vez mais enxutas e o fechamento do curso de Jornalismo, há 10 anos, em Dourados são fatores que reduzem as perspectivas de que uma quantidade significativa de novos profissionais entrem para o quadro de filiados do Sindicato.
Já a tesoureira do Sinjorgran, Karine Segatto, também salienta que a reforma trabalhista, em 2017, acabou enfraquecendo as entidades sindicais dos trabalhadores e muitas entidades têm tido dificuldades de manutenção, principalmente aquelas que têm como única fonte de receita as mensalidades dos seus filiados. “O Sinjorgran atualmente está com uma pequena quantidade de jornalistas filiados que pagam em dia as mensalidades, a maioria trabalha em empresas que fazem o desconto em folha. Todavia, as despesas com aluguel da sala, contas de energia elétrica, internet e telefone da sede estão maiores que o pagamento das mensalidades. Precisamos, pelo menos, equilibrar essa conta”, argumenta.
A assembleia também decidiu estabelecer um teto da dívida em 6 mensalidades, conforme o Art. 16º dos Estatutos do Sinjorgran, para refiliação dos antigos filiados e também dos inadimplentes de 2016 a 2020, pelo período de dois meses de campanha.
Para refiliar ao Sinjorgran o jornalista precisará apresentar novamente a documentação necessária e ser aprovado em assembleia, da mesma forma que os novos filiados. A próxima assembleia está prevista para 9 de março, às 19h. A sede do Sinjorgran fica na Rua Joaquim Teixeira Alves, 1985, 1º andar, sala 07. O telefone é 3422-5540 e o e-mail sinjogran@gmail.com
FILIAÇÃO
Para fazer parte do Sinjorgran é preciso preencher a ficha de filiação e enviá-la datada e assinada; uma foto 3 x 4 atual; cópia do comprovante de residência; cópia da declaração da empresa informando que exerce a função de jornalista com remuneração (ou cópia do diploma de Jornalismo); cópia carteira de trabalho das páginas onde consta a sua foto e identificação, outra do verso dessa página e outra da parte onde consta o seu registro profissional (DRT ou MTB).
Para facilitar pode ser tudo digital, tirar foto digital e foto das páginas da carteira de trabalho e do comprovante de residência. Tudo deve ser enviado por e-mail: sinjorgran@gmail.com
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.