segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Circo chega a Jaraguari nesse fim de semana com temporada gratuita

Circo do Bolachinha, um dos poucos circos tradicionais que ainda resistem no Mato Grosso do Sul

Compartilhar

Circo do Bolachinha, um dos poucos circos tradicionais que ainda resistem no Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação)

O Circo do Bolachinha, um dos poucos circos tradicionais que ainda resistem no Mato Grosso do Sul, está de volta com o projeto “Circo Tradicional – Resistência”, oferecendo espetáculos gratuitos em várias cidades do estado. Nos dias 19 e 20 de outubro, a magia circense chega a Jaraguari, com apresentações no ginásio municipal, a partir das 19h.

Este projeto tem como objetivo manter viva a tradição circense e, ao mesmo tempo, preservar os empregos das famílias dedicadas a essa forma de arte popular. As dificuldades enfrentadas pelo setor, como as burocracias e a falta de apoio financeiro, têm causado a diminuição acelerada do número de circos tradicionais no Brasil, e em Mato Grosso do Sul essa realidade é ainda mais cruel, com apenas duas famílias ativas na arte circense.

Wagner Perez, produtor cultural do circo, reforça a importância dessa iniciativa. “Estamos muito felizes por termos recebido o apoio desse projeto, o Circo Tradicional Resistência. Ele nos ajuda a manter viva essa cultura e a não deixar que essa tradição acabe”, destaca.

O projeto foi viabilizado com o suporte da Lei Paulo Gustavo, que tem como um de seus focos o incentivo às manifestações culturais tradicionais. Além de proporcionar apresentações gratuitas, o projeto inclui reparos nas estruturas físicas do circo, garantindo acessibilidade, e assegura o pagamento dos cachês aos artistas, permitindo que continuem suas pesquisas e ensaios.

Wagner Perez expressa sua expectativa positiva para o público de Jaraguari: “Estamos confiantes de que teremos um bom público nos espetáculos. Nossa missão é garantir que o circo continue existindo, trazendo alegria e cultura. O espetáculo é voltado principalmente para as crianças, porque o circo é a alegria delas, é uma lembrança que queremos que elas levem para a vida.”

Além de Jaraguari, o Circo do Bolachinha também passará por mais uma cidade de Mato Grosso do Sul, sempre com entrada gratuita, oferecendo uma oportunidade única para o público reviver a magia do circo tradicional.

Fonte: Assessoria

Últimas notícias