G1 MS

Os últimos dados da Secretaria de Estado e Saúde (SES), apontam que ainda faltam 145.236 pessoas de todo público-alvo a serem vacinadas contra os vírus influenza em Mato Grosso do Sul. Até agora, 80,3% desse grupo receberam as doses. A meta é de 90% de alcance.
Até o momento, 592.159 mil pessoas foram imunizadas no estado. A Campanha de vacinação, que estava prevista para encerra no dia 15 de junho, foi prorrogada até a próxima sexta-feira (22) para tentar atingir o objetivo de 737.395 mil imunizações.
De acordo com SES, MS recebeu 811 mil doses da vacina. Os municípios foram orientados sobre a estratégia a ser adotada quando a meta de vacinação já tiver sido alcançada.
A indicação é que essas cidades que estão próximas da meta ou que já alcançaram o objetivo, passem a vacinar outros dois grupos específicos recomendados pelo Ministério da Saúde nesses casos de sobra de vacina. Os grupos são: crianças de cinco a nove anos e adultos de 50 a 59 anos.
Ainda de acordo com a SES, as pessoas que são do grupo de risco precisam procurar um posto de saúde nos 79 municípios do estado. Necessitam estar acompanhadas de documentos de identificação e cartão do Sistema Único de Sáude (SUS).
Se for uma pessoa com doença crônica, precisa apresentar um laudo de comprovação. Já para os funcionários de estabelecimentos de órgãos específicos para serem imunizados, precisam levar um comprovante de trabalho ou holerite.