Encontro realizado no sábado (9), na aldeia Jaguapirú, com o presidente do PSB em Dourados, Mauricio Lemes, consolidou a adesão do grupo Pró-RID (Reserva Indígena de Dourados) para o pleito eleitoral em 2024.
Participaram da reunião diversas lideranças políticas, entre eles, o ex-candidato a prefeito, o advogado Wilson Matos e o ex-vereador Aguilera de Souza, primeiro vereador indígena eleito em Dourados.
De acordo com Mauricio Lemes, o encontro serviu para fortalecer o partido no munícipio, com a vinda de 10 novas lideranças indígenas e diversos apoiadores.
“Pela primeira vez na história da política douradense, a grande maioria das lideranças indígenas conseguem se organizar em um grupo partidário, com o propósito de eleger seus representantes”, afirma.
Mauricio considera ainda que a vinda do RID ao PSB tem fortalecido ainda mais o partido, ampliando as chance de maior representatividade no próximo pleito eleitoral.
“Este grupo tem autonomia para lanças seus candidatos ao cargo de vereador, podendo inclusive candidatura própria à prefeito, a exemplo da eleição passada com a candidatura de Wilson Matos”.
A RID (Reserva Indígena de Dourados) é considerada uma das maiores aldeias indígenas do país, com aproximadamente 8 mil eleitores, distribuídos nas aldeias Jaguapirú, Bororó e Panambizinho , composta por três etnias: Caiuás (Kaiowá), Guarani (Ñandeva) e os Terena.
Somente na aldeia Jaguapirú a população é de 13.473 moradores, segundo o coordenador do Censo/Dourados, Leandro Cabral. Já a aldeia Bororó é composta por 12.054 habitantes, ainda conforme o Censo em Dourados.
- Matéria atualizada para o acréscimo de informações, às 15h30.
Redação