terça-feira, 14 de julho de 2026

Com influência indireta, El Niño favorecerá ondas de calor a partir de agosto em MS

Durante agosto e quase todo o mês de setembro, os volumes de chuva serão baixos, favorecendo condições de baixa umidade relativa do ar e elevada demanda evaporativa

Compartilhar

El Niño deve se intensificar nos próximos meses ((Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

O próximo trimestre de 2026 (agosto, setembro e outubro) será marcado por calor intenso, baixa umidade relativa do ar e pouca chuva nos dois primeiros meses.

Além disso, a influência direta do fenômeno El Niño favorecerá a ocorrência de diversos episódios de ondas de calor. A previsão climática é do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) e foi divulgada nesta segunda-feira (13).

Segundo o levantamento, há probabilidade de que as temperaturas nos próximos três meses fiquem ligeiramente acima da média histórica, com formação de ondas de calor principalmente no fim do trimestre.

Essa condição meteorológica está diretamente associada ao fenômeno El Niño, cuja formação foi oficialmente confirmada em 11 de junho e que deve se intensificar de forma contínua ao longo do segundo semestre de 2026.

Ainda de acordo com o Cemtec, durante agosto e quase todo o mês de setembro, os volumes de chuva serão baixos, favorecendo condições de baixa umidade relativa do ar e elevada demanda evaporativa.

Apesar disso, há previsão de precipitação ligeiramente acima da média climatológica, porém com distribuição irregular; ou seja, algumas regiões poderão registrar chuva, enquanto outras terão pouca ou nenhuma precipitação. Esse cenário também contribuirá para a ocorrência e a intensificação de incêndios florestais.

Vale lembrar que esse trimestre corresponde ao período de transição entre a estação seca e o início da estação chuvosa em Mato Grosso do Sul, marcando a passagem do inverno para a primavera e o início da primavera para o verão.

Climatologicamente, na maior parte do Estado, as temperaturas médias variam entre 20°C e 24°C, embora os valores mudem conforme a região. Para este trimestre, a projeção indica temperaturas médias entre 18°C e 20°C no extremo sul e entre 24°C e 26°C nas regiões noroeste e nordeste de Mato Grosso do Sul.

El Niño

Dados mais recentes dos modelos climáticos do El Niño indicam a persistência e intensificação do fenômeno, que agora atinge 100% de probabilidade de ocorrência no próximo trimestre. Já em agosto, o fenômeno deve acontecer com alta magnitude.

Segundo as projeções, a probabilidade de que o El Niño atinja as categorias ‘forte’ ou ‘muito forte’ é dominante, alcançando cerca de 90% de chance, que se distribuem da seguinte forma: 42% de probabilidade para El Niño forte; e 48% para muito forte.

Neste cenário, a consolidação de um El Niño de forte intensidade deve ocorrer no segundo semestre de 2026, com seu ápice de categoria ‘muito forte’ ocorrendo logo nos trimestres seguintes (setembro, outubro e novembro e outubro, novembro e dezembro).

Para o trimestre de agosto, setembro e outubro, há um risco imediato e elevado para a ocorrência de ondas de calor precoces e severas, com potencial intensificação dos períodos de temperaturas acima da média climatológica em Mato Grosso do Sul, marcando a transição do inverno para a primavera.

O Cemtec pontua, no entanto, que o El Niño não atua de forma isolada, mas é um dos principais fatores climáticos que influenciarão a variabilidade do clima no Estado. Em Mato Grosso do Sul, seus impactos serão indiretos e em interação com outros sistemas meteorológicos.

Fonte: Midiamax

Últimas notícias