sexta-feira, 26 de abril de 2024

Crescimento do ciclismo aumenta interesse por competições

A 7ª edição da Bonito 21K será realizada entre os dias 03 e 05 de dezembro em Bonito

Compartilhar

O ciclismo foi uma das modalidades que mais cresceu durante o período de pandemia (Foto: Tiago Pitthan)

O ciclismo foi uma das modalidades que mais cresceu durante o período de pandemia, com explosão no número de adeptos e aumento histórico nas vendas de bicicletas.

Esse movimento de novos ciclistas, que muitas vezes começaram a pedalar buscando uma alternativa ao ar livre, em um momento de restrições em academias e em outras categorias esportivas, agora impulsiona também a busca por provas e por competições da modalidade. Mato Grosso do Sul desponta com opções tanto para quem prefere speed (ciclismo de estrada, com foco na velocidade) como MTB (praticado em trilhas em meio à natureza), como a Bonito 21K, que será realizada entre os dias 03 e 05 de dezembro em Bonito.

Segundo dados da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), no comparativo com anos anteriores, a participação em eventos já cresceu 25% em 2021 no Brasil, seguindo uma tendência mundial. Nos Estados Unidos, a participação nas provas de ciclismo organizadas pela USA Cycling (USAC) aumentou 11% em 2021 em relação aos níveis pré-pandemia de 2019, último ano completo de competições. O advogado Tiago Martins Pitthan é um desses novos competidores. “Comecei a pedalar porque queria fazer uma atividade física ao ar livre durante a pandemia. Eu corria, mas achei que a bike poderia me levar – literalmente – mais longe, para conhecer trilhas, novos lugares”, explica.

“Para mim era um esporte individual, mas assim que comecei entendi que não. É raro você ver um ciclista sozinho, um pouco por segurança, mas muito por apoio, parceria. Entrei em um grupo, em uma equipe de treino, e as provas foram consequência natural”, completa Tiago, que se prepara para mais três provas ainda este ano. “O ciclismo é uma modalidade que cresceu muito no período da pandemia, no Brasil e também no exterior, o que nos fez em 2020 tirar do papel a ideia de realizar essa nova modalidade no evento. A nossa prova é na categoria ciclismo de estrada, com 50 e 121 quilômetros, mas neste ano também teremos uma categoria específica para MTB, prestigiando os atletas desse segmento que participaram conosco no ano passado”, afirma Kassilene, organizadora da Bonito 21K.

Pesquisa realizada pela plataforma de vendas Semexe mostrou que 72% dos participantes pretendem incorporar mais vezes a bicicleta como atividade de lazer na sua rotina mesmo após a vacinação.  “Durante a pandemia, com restrições de academias, no mundo inteiro as pessoas redescobriram a bicicleta. Como consequência, toda a economia da bicicleta se fortaleceu, bicicletas, acessórios, provas e inclusive produtores de conteúdo, como é o caso da Gregario que nasceu em abril de 2020”, conta Alvaro Pacheco, um dos responsáveis pelo podcast de ciclismo Gregario Cycling, parceiro da Bonito 21K. “A Bonito 21K tem o diferencial de ser em um destino turístico desejado, é uma prova que motiva uma viagem para toda a família, combinando ecoturismo e aventura com uma prova de corrida, ciclismo ou ambas, como é de agrado de quem pratica o triatlo”, completa.

Para o comerciante, ciclista e comunicador do esporte Anderson Fabricio Moraes, o mais importante é começar a pedalar pensando na saúde, e aos poucos ir evoluindo para novas marcas e para participar de competições. “O mais importante é começar, depois disso acho que é um processo natural até você ir se encontrando nesse mundo da bike, descobrindo a que tribo você vai pertencer dentro do ciclismo”, frisa.

A Bonito 21K terá percursos de 50 e 121 quilômetros, contemplando de ciclistas amadores, que estão iniciando na modalidade, a profissionais.

Faltando poucos meses para a data da prova, o personal trainer especialista em ciclismo José Antônio Cardoso diz que ainda dá tempo de se preparar. “Se a pessoa já tiver um mínimo de treinamento e focar na preparação, com treinos corretos, ela consegue fazer pelo menos o percurso mais curso, de 50 km, e os ciclistas que já pedalam profissionalmente podem intensificar o treinamento para fazer os 121 km”.

A PROVA

O evento tem como diferencial aliar a paixão pela prática esportiva com as belezas naturais da cidade de Bonito, eleita o melhor destino de ecoturismo do Brasil.

A Bonito 21K é realizada no asfalto e tem, além da meia maratona que carrega no nome, a prova de ciclismo, com percursos de 50 e 121 quilômetros, categorias speed e MTB. A prova seguirá os protocolos de biossegurança vigentes e as vagas são limitadas. Inscrições pelo site: www.bonito21k.com.br. Mais informações pelo Instagram @bonito21k.

Fonte: Assessoria

Últimas notícias