Um cruzeiro de aproximadamente 6 metros de altura fixado no domingo passado, no cemitério em frente a Igrejinha de Pedra deverá ser retirado até quinta-feira (19) e ainda poderá ter o acesso fechado a visitação dos ciclistas que fizeram do lugar o principal ponto de visitação da população douradense.
A informação foi passada pelo senhor Américo Brun de Mattos, integrante da família Mattos, que tem seu bisavô Amandio Pereira de Mattos, sepultado no local. Segundo ele, os proprietários da fazenda (área particular) não concordaram com a implantação da cruz no cemitério da família e exigiram a retirada do monumento no prazo de três dias, com início ontem (16).
Seu Américo, como já conhecido pelos ciclistas, contesta a decisão e afirma que desde que começou cuidar do espaço foi com autorização do gerente da fazenda, que ele diz ter o nome de Antônio. “Conversamos com ele sobre a necessidade de fazer uma limpeza do local. Daí eu e minha esposa, limpamos, tiramos o matagal e depois fomos novamente no seu Antonio e falamos que iriamos colocar pedra brita e levar um cruzeiro. Ele autorizou e disse que ainda comentava sempre com o patrão.”, disse ao Estado Notícias.
Ainda segundo o cuidador da igrejinha, os proprietários afirmaram que pretendem fechar o local para impedir a visitação e inclusive são contrários ao projeto de lei protocolado na Câmara de Vereadores, que denomina a Igrejinha de Pedra como patrimônio histórico municipal.
“Este é momento de vocês (cliclistas) agirem e fazer uma mobilização junto com as autoridades religiosas e conversar com a proprietária da fazenda, pois retirar um cruzeiro já fixado é ridículo. Vamos tentar salvar isso!”, disse seu Américo.
LEIA MAIS: APARIÇÕES INTRIGAM GUARDIÃO DA ‘IGREJINHA DE PEDRA’ EM DOURADOS
IGREJINHA
A Igrejinha de Pedra, ela foi construída em 1.999, com sobras de entulhos (tijolos) proveniente da reforma da igreja católica matriz (Catedral) de Dourados, como forma de homenagear parte da família Mattos, no pequeno cemitério em frente a Igrejinha. No local estão sepultados aproximadamente 20 corpos.
Descoberta recentemente por grupos de ciclismo, a Igrejinha de Pedra fica localizada entre a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e a rodovia de acesso a BR-463. Hoje é um dos principais trajetos escolhidos pelos ciclistas que a partir do ‘achado’ começaram postar inúmeras fotos em suas redes sociais, estimulando a visitação dos douradenses.
Crédito: João Pires