A maranhense Ary Borges brilhou na Seleção Brasileira feminina marcando um hat-trick (três gols) e ainda dando passe para outro gol na goleada contra o Panamá, na estreia pela Copa do Mundo.
‘Ary’ é uma abreviatura carinhosa para Ariadina Alves Borges, de 23 anos, que nasceu em São Luís, onde foi criada pela avó, que deu a liberdade para a menina jogar com os garotos na infância e desenvolver a paixão pelo futebol.
Mas foi somente com 10 anos de idade que Ariadina começou a sonhar com um futuro no esporte, ao se mudar para São Paulo para viver com os pais, que buscavam uma vida melhor. Nessa época, o pai a colocou para jogar com homens 20 anos mais velhos e ela se destacou.
“Essa menina fez tudo isso comigo e agora tá arrebentando!”, disse Dino Borges, pai de Ary, ao programa Encontro e citando o que os antigos adversários dela pode estar pensando, atualmente.
Ao g1, Dino afirmou ainda que a ida a São Paulo também se deu em meio a saudade que os pais tinham da filha, e também da vontade de Ary em conhecer os pais pessoalmente.
“Saí de São Luís quando ela tinha três anos e então eu fiquei mais de seis anos sem vê-la. Ela não tinha uma lembrança. Aí a avó cuidou dela, mas sempre disse que Ary deveria conhecer os pais. Então ela veio para São Paulo quando eu e a mãe dela nos casamos”, contou o pai.
Em São Paulo, a infância foi difícil, pois Dino não tinha muitos recursos financeiros trabalhando com montagem de móveis planejados. Ainda assim, ele conta que nada faltou para a filha, especialmente os materiais esportivos que ela precisaria para jogar.
“Tinha dia que ela não tinha passagem, mas a gente se esforçava. Chuteira pra ela, vale transporte, … tudo fizemos nesse tempo em que tivemos dificuldades, mas eu fazia o máximo e o impossível para ela não perder treino e as aulas na escola”, contou Dino.
Os treinos de Ary em São Paulo eram no Centro Olímpico, clube que a formou como atleta. Depois disso, ela não parou mais de jogar e se encontrou na posição de meia-atacante.
A revelação no futebol profissional aconteceu pelo Sport, e depois Ary jogou no São Paulo em 2019, quando ajudou o time a conquistar o Brasileiro da Segunda Divisão.
A meio-campista também passou três temporadas no Palmeiras, onde se consolidou como uma das principais jogadoras do futebol nacional, e atualmente joga no Racing Louisville, dos EUA. Pela Seleção Brasileira, é a primeira Copa do Mundo que Ary Borges disputa.
Fonte: Portal G1