sábado, 12 de julho de 2025

Dieta bíblica mistura jejum e orações: ‘Quem governa é o Espírito Santo’

Compartilhar

Angelita Kayo e Kesia Araújo ensinam mulheres cristãs a perder peso usando a Bíblia (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Prometendo a perda de até 14 kg em 30 dias com base em versículos e práticas espirituais, a chamada “dieta bíblica” tem atraído seguidoras cristãs nas redes sociais —mas especialistas ouvidos por VivaBem alertam para riscos físicos, emocionais e espirituais associados ao método.

Diversos perfis prometem perda rápida de peso com base em fundamentos espirituais, combinando jejuns, leitura de versículos e práticas de autocontrole. Em comum, está a crença de que a gordura corporal representa uma opressão a ser vencida com fé.

“Balança não manda”

Criadora da mentoria “Biblicamente Magra”, que já teve mais de 3.000 participantes, a teóloga Angelita Kayo afirma que o processo de emagrecimento começa com a restauração espiritual. O programa combina orações, leitura de versículos, jejuns, exclusão de açúcar, massas e refrigerantes, além de tarefas devocionais. S

São 14 dias de aulas, áudios de reflexão e orientações sobre controle emocional.

Para Angelita, a obesidade é reflexo de desordens emocionais e espirituais e a falta de domínio próprio é a principal causa da compulsão alimentar.

“A obesidade nasce na alma e não na geladeira”, afirmou. A teóloga defende, também, que a escolha dos alimentos deve ser vista como um ato de obediência a Deus. Ela também sugere que o corpo, ao responder ao jejum, manifesta sinais visíveis de transformação espiritual.

O prato é o altar porque nele eu apresento o meu sacrifício, que é dizer não para o que me faz mal, e sim para o que me aproxima do propósito de Deus para minha vida.

Quando o ventre responde, é porque Deus está trazendo à tona o que foi gerado no espírito. O emagrecimento é uma manifestação profética de cura da alma.

Angelita afirma que a metodologia surgiu a partir da própria experiência com obesidade e compulsão alimentar, e que o processo de emagrecimento aconteceu junto com uma transformação espiritual. “Eu sou o meu primeiro testemunho”.

O foco da mentoria, segundo ela, é trabalhar o aspecto espiritual da compulsão e, por isso, não prescreve dietas nem substitui profissionais de saúde. “Aqui a balança não manda. Quem governa é o Espírito Santo”, disse. Mesmo assim, relata que algumas alunas perderam até 14 kg em 30 dias.

Fonte: Portal Terra

Últimas notícias