quinta-feira, 11 de setembro de 2025

DOURADOS – “Lixo-E Zero” recolhe 10 toneladas de resíduos e promove conscientização

Ação, inédita em Dourados, permitiu que pessoas desentulhassem as casas com materiais que estavam guardados há mais de 10 anos. Leia mais...

Compartilhar

Ação recolheu pelo menos 10 toneladas de materiais eletroeletrônicos considerados inservíveis (Foto - A.Frota)

Assecom

 

Ação recolheu pelo menos 10 toneladas de materiais eletroeletrônicos considerados inservíveis (Foto - A.Frota)

 

A primeira coleta municipal de lixo eletrônico, ocorrida na Praça Antônio João em Dourados, na quinta e sexta-feira, foi um sucesso. Promovida pela Prefeitura de Dourados, por meio do Instituto do Meio Ambiente, com o apoio das secretarias de Saúde e de Serviços Urbanos, a ação recolheu pelo menos 10 toneladas de materiais inservíveis considerados eletroeletrônicos, mas, sobretudo, fixou a ideia de descarte de materiais.

 

Conforme destaca o diretor do Imam, Fabiano Costa, os objetivos foram atingidos e a meta é realizar novas ações periodicamente. “Assim como a participação nas ações do CCZ, o Imam está contribuindo com a população no descarte de materiais de todos os tipos. A ação Lixo-e Zero é mais uma que torna Dourados mais limpa”, disse.

 

A realização da ação, inédita em Dourados, permitiu que pessoas desentulhassem as casas com materiais que estavam guardados há mais de 10 anos. “Para ter uma ideia, teve material que o cidadão estava guardando há 15 anos, aguardando uma ação como esta”, disse a educadora ambiental Deisy Claro Duarte. “Foram recolhidas 10 toneladas de lixo eletrônico encaminhados para a Capital em pelo menos 6 caminhões”, disse Deisy.

 

Assim, a ação cumpriu um primeiro objetivo de sanar uma demanda existente que sempre gera questionamentos quando o assunto é coleta de lixo.

 

O que também chamou a atenção foi que mais de 40% dos materiais deixados no polo montado na Praça era de equipamentos que estão funcionando. “Isto reflete o consumo consciente. Foram entregues materiais que ainda funcionam, ou seja, só estava obsoleto. Isto representa esta consciência, de não acumular algo por acumular”, explicou Deisy, ressaltando o cumprimento de um segundo objetivo: a consciência ambiental.

 

E esta construção de uma consciência sobre o descarte de lixo eletrônico, cujos materiais possuem elementos altamente poluentes, deve seguir com palestras. Deisy destacou a importância que esta consciência tem para as futuras gerações e informou que o Imam sempre atua na educação infantil tratando sobre estes temas nas escolas do município. “Neste mês de julho, inclusive, faremos mais palestras”, disse.

 

A iniciativa de promover a ação ambiental surgiu depois de vários mutirões da ação contra a dengue, denominada ‘Sábado Sem Mosquito’, quando foi percebida nas residências uma grande quantidade deste tipo de material.

 

Com realização da Prefeitura, além do Imam, o evento contou com a presença da Secretaria Municipal de Saúde, através do CCZ, e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. O apoio foi dos cursos de engenharia ambiental da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) e gestão ambiental da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, do Rotary Club Distrito 4470, dos grupos Escoteiros do Mar e Escoteiros Laranja Doce, e das empresas Financial Construtora, de Dourados, e Recic.Le, de Campo Grande.

 

Últimas notícias