A exemplo de países da Europa, o município de Dourados recebeu cinco novos ônibus coletivos, com sistema “Euro 6”, tecnologia responsável pela redução de 70% na emissão de poluentes.
Os novos veículos ainda contam com carregador USB ao lado das poltronas, sistema de ar-condicionado, acessibilidade e elevador semiautomático para PCD’s na porta central.
A entrega foi realizada pela Prefeitura de Dourados, hoje (6) pela manhã, no calçadão da Praça da Antônio João. O prefeito Alan Guedes (PP) acompanhou a solenidade juntamente com secretários e vereadores.
“Com este novo formato, estes veículos são mais econômicos, com isso barateando o custo operacional da empresa, que reflete diretamente na tarifa”, enfatizou o prefeito.
Alan enfatizou ainda a ampliação das linhas até a Cidade Universitária e o retorno do transporte público aos domingos.
“As linhas da Cidade Universitária serão reforçadas, atendendo o compromisso com os reitores e acadêmicos das universidades, além da volta dos ônibus coletivos aos domingos, que estavam suspensos desde o início da pandemia”, afirmou.

O que é o sistema EURO 6?
O sistema EURO 6 é um conjunto de normas regulamentadoras sobre emissão de poluentes para motores diesel. O CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), órgão responsável por esse tipo de regulamentação no Brasil, ainda baseia suas normas no sistema anterior, o EURO 5.
A Europa é pioneira na implementação de novas políticas nessa área, o que faz com que elas sejam conhecidas por aqui pelo nome de EURO. No velho continente, o sistema EURO 6 está vigente desde 2014.
Em comparação com a norma vigente no Brasil, o sistema EURO 5, o EURO 6 prevê uma redução ainda maior no nível de emissão de poluentes.
Crédito: João Pires