Áudio que circula em grupos de WhatsApp, que permite a abertura de conveniências e bares em Dourados é Fake News. O Estado Notícias apurou que não existe nenhuma verdade nas informações que atribuiria a permissão de funcionamento destes locais após uma reunião entre empresários e o procurador jurídico do município Paulo César, conhecido PC.
O áudio começou circular nas redes sociais na tarde desta quinta-feira (03). Na mensagem, uma suposta reunião teria definido que conveniências e bares poderiam funcionar com três pessoas dentro a partir da meia noite de sexta-feira.
Diz ainda que a medida se justifica devido ao número alto de douradenses que estariam fazendo suas compras em cidades vizinhas, como Itaporã e Rio Brilhante. “Isso já foi conversado com o PC e já foi concluído com o governador do estado”, afirma o fake, recomendando ainda que repassem aos grupos de WhatsApp.
VERDADE
De acordo com o Decreto Municipal nº 400/2021, fica proibido durante o lockdown, a comercialização de bebidas alcoólicas, inclusive por delivery, devendo os estabelecimentos que estão autorizados a funcionar (mercados), lacrar as gôndolas, freezers e demais locais onde estiverem esses produtos, sob pena de fechamento imediato do estabelecimento.
O decreto tem validade até o dia 12 de junho.
Crédito: João Pires