Bianca Cardozo
Pensando no fortalecimento e na autonomia feminina, o grupo “Feministrampos Dourados – Elas por elas” tem como proposta um espaço onde as mulheres de Dourados possam expor o seu trabalho e também buscar o que precisam com outras mulheres. Além do bazar, é possível encontrar mulheres de diferentes segmentos oferecendo seus serviços: tatuadoras, artistas plásticas, psicólogas, “maridas de aluguel”, etc. Com o sucesso, o grupo passou a ganhar vida fora das redes sociais.
A criadora do grupo em Dourados, Angélica Terra, conta que o encontro foi uma demanda do próprio público e que aconteceu naturalmente. “Sempre que alguém colocava várias coisas à venda, surgia a sugestão de reunir todas em um lugar só. Foi só uma questão de tempo pra organizar… Depois do sucesso do primeiro, não pararam de me perguntar do segundo e lá vamos nós…”
Realizado em abril, o primeiro encontro lotou o Soneto Café e superou todas as expectativas. “A ideia era propiciar um ambiente agradável e acolhedor, onde as mulheres pudessem expor seus trabalhos, vender seus desapegos e fazer a economia girar. Teve de tudo: plantas, pães, roupas, calçados, artesanatos, corte de cabelo… Foi muito movimentado e muito produtivo para todas”, conta a organizadora.
Agora, poucos meses depois, o segundo encontro promete superar o público e a variedade de serviços e produtos oferecidos. Para quem quiser prestigiar, comprar, montar o seu “estande”, distribuir cartões e conversar com outras mulheres sobre seu trabalho: o encontro acontece neste domingo (16), no Soneto Café, localizado na Rua Camilo Ermelindo da Silva nº 820, em Dourados. O café estará atendendo das 14h às 19h, servindo parte do seu cardápio, apenas para o encontro. A organização do evento pede a contribuição de apenas R$ 4 para custear as despesas.