quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Elias Ishy solicita informações sobre possível déficit de agentes de saúde e endemias em Dourados

Vereador questiona se o número de profissionais atuais é suficiente para atender as demandas do município

Compartilhar

Vereador protocolou requerimento na sessão desta segunda-feira, na Câmara (Foto: F.Grott)

O vereador Elias Ishy (PT) encaminhou requerimento à administração municipal, durante a sessão desta segunda-feira (22), solicitando informações sobre o quantitativo de profissionais Agentes de Combate a Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em Dourados, especificados por área de atuação.

No documento, o parlamentar questiona se o número atual de servidores é suficiente para atender a demanda do município e, em caso negativo, qual seria o quantitativo ideal, bem como as ações que a gestão municipal está adotando para suprir a possível carência.

Ishy também pede esclarecimentos sobre a convocação dos candidatos aprovados no último concurso público, considerando que, embora o Decreto Municipal nº 364/PMD tenha estabelecido medidas de contenção de despesas, a recomposição do quadro de agentes é fundamental para garantir atendimento de qualidade à população douradense.

“Constantemente recebemos demandas de profissionais aprovados no último concurso, que solicitam sua convocação e reforçam a importância da valorização do serviço público. Os agentes atuam na prevenção de doenças, na orientação das famílias e no acompanhamento direto das comunidades. Por isso, é importante que o município apresente um planejamento para atender essa questão”, destacou o vereador.

O requerimento foi encaminhado ao prefeito Marçal Filho, com cópias ao secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica, João Alcantara, e ao secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo.

Fonte: Assessoria

Últimas notícias