quinta-feira, 28 de março de 2024

Em Dourados, mais de 12 mil famílias serão beneficiadas pelo Programa Auxílio Brasil

Este mês, 5.070 famílias receberão a primeira parcela do Auxílio Gás dos Brasileiros

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Este mês, 5.070 famílias receberão a primeira parcela do Auxílio Gás dos Brasileiros

O Programa Auxílio Brasil (PAB), que substituiu o Bolsa Família desde novembro/2021, vai contemplar este ano 2.847 novas famílias douradenses a partir deste mês. No total, serão 12.492 famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza beneficiadas pelo programa. Algumas destas novas famílias estavam aguardando a liberação desde 2020, e agora foram contempladas pelo Governo Federal, que distribui o repasse de R$2.912.442,00 diretamente aos beneficiários.

Ainda em janeiro, 5.070 famílias receberão a primeira parcela do Auxílio Gás dos Brasileiros (PAGB). Será repassado o valor de R$52,00 a cada dois meses destinados às famílias contempladas, conforme  instituído pela Lei 14.237, de 19 de novembro de 2021 e regulamentado pelo Decreto 10.881, de 2 de dezembro de 2021.

A concessão do benefício foi dada para famílias habilitadas no Programa Auxílio Brasil. Além de apresentar perfil para o programa e ter os dados atualizados no Cadastro Único nos últimos 24 meses, é importante que não haja divergência entre as informações declaradas no cadastro e em outras bases do Governo Federal.  A seleção ocorre de modo automatizado e impessoal, por meio do Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec).

Confira a lista dos novos beneficiados aqui.

O resultado ainda pode ser consultado pelo aplicativo Auxílio Brasil.

Orientações gerais para novos beneficiários

  • Ao entrar no programa, as famílias recebem, pelos Correios, no endereço informado durante o cadastramento, duas cartas encaminhadas pela CAIXA: a 1ª com informações gerais sobre o PAB e a 2ª com o Cartão Auxílio Brasil.

  • O cartão é gerado automaticamente para todas as novas famílias beneficiárias, no nome do Responsável Familiar. Com o Cartão Auxílio Brasil, o beneficiário saca o valor integral do benefício. Cada parcela tem validade de 120 dias.

  • Caso a família não receba o cartão, o beneficiário pode realizar o saque do benefício conforme calendário de pagamentos, pelo final do NIS, com Documento Oficial com foto junto a Agência da CAIXA.  Ele também pode ligar na Central de Atendimento CAIXA ao Cidadão, 0800 726 0207, para verificar a localização do cartão ou solicitar uma segunda via, se for o caso.

Para mais informações pode procurar o CRAS de seu território ou a Central do Cadastro Único, na R. Toshinobu Katayama, 120 – Centro e no telefone 67 3411-7721.

Fonte: Assecom

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